Afaste a procrastinação

Do dicionário Houaiss:

Procrastinar – transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.

procrastination

Sexta-feira li um artigo muito interessante num blog de psicologia.

Ele tratava de estudos recentes sobre técnicas para evitar o tradicional “enrolation” em executar determinadas tarefas que não temos (muito) interesse em realizar.

Para isso, fucei no meu blog atrás de um artigo sobre Sí­sifo e acabei descobrindo-o num site chamado  www.robertocohen.com.br.

Para não fazê-los passear pela net, estou colando o texto no final desse artigo. Coisa de 2003, perdoem por algumas coisas (naquele tempo ainda não se falava em gerência de problemas etc.).

OK, retomemos o assunto.

No texto How to Avoid Procrastination: Think Concrete, o pessoal do blog faz uma avaliação sobre  estudos contemporâneos do tema.

As conclusões colidem de frente com aquela história de “– Pense que maravilha será se você concluir essa tarefa” ou “– Cortando a grama, nosso jardim parecerá Wimbledon” e coisa e tal.

Bom, um comentário:

Geralmente, tais testes são realizados pela ala “behaviorista” da psicologia, que contempla mais as questões de comportamentos baseados em estí­mulo e reação, não dando muito espaço para insights e outros movimentos diversos.

Abaixo, as imagens utilizadas (uma concreta, outra abstrata):

seurat_detail

As conclusões:

  1. Para evitar procrastinação em uma tarefa, foque nos detalhes e imponha-se tempos (prazos) limites.
  2. Para manter-se na tarefa enquanto ela já está em execução, é benéfico ter em mente o objetivo abstrato (“– Seremos felizes no final“)
  3. Ao avaliar o progresso em uma tarefa árdua, quando as chances de falhas são grandes, mantenha-se focado nos detalhes.
  4. Quando as tarefas são fáceis ou o final está próximo, um objetivo abstrato é novamente uma boa abordagem para escolher.

– Sudae!!!“, como diria meu padrinho!

Abraços

El Cohen

Publicado em 12 de maio de 2003 no Baguete Tecnologia e Informação

Depois das últimas colunas, massacrantes sob o ponto de vista teórico, resolvi ilustrar situações que acontecem em um Help Desk, apontando o fato, qual o mal comportamento e como deveria ter procedido. Abordando os fatos de maneira cotidiana, é possí­vel identificar algumas preguicites que prejudicam sua empresa e Help Desk.

Essas circunstâncias acontecem em todos os departamentos de suporte técnico. Não se envergonhe se acontece no seu. Sinta-se vexado isso sim se, conhecendo agora a solução, deixar que continuem se repetindo.

Bom, citei Sí­sifo no tí­tulo mais para realizar uma analogia: por ter sido esperto o suficiente em ludibriar a morte por duas vezes, deram-lhe uma punição bem danada: empurrar uma pedra montanha acima. Mas quando chega lá em cima, a mesma rola lá para baixo, puxada por seu próprio peso, e Sí­sifo é obrigado a reiniciar a tarefa.

Esse “mito” é o sí­mbolo da procrastinação: significa deixar para outro dia, para depois.

Então vamos ao…

***** Cenário *****

O Tiago está tranqí¼ilo no Help Desk quando recebe ligação do Mateus. Mateus é o cara do segundo andar, trabalha no financeiro e apresenta o seu problema:

“- Alô? Tiago? Olha só: o meu micro congelou totalmente, não sei por quê. Não consigo fazer nada, nem o mouse mexe. Que que eu faço?”.

Tiago acostumado com isso, diz: “- Mateus, liga e desliga o micro. Vou ficar aguardando na linha para ver se tudo volta ao normal”. E realmente a resposta, depois de alguns minutos, é que agora Mateus está produzindo novamente. Este agradece feliz e volta a trabalhar.

Mais quatro ligações com a mesma situação vem do segundo andar no dia. Tiago apresenta a mesma solução e os funcionários ficam felizes por ter alguém onde encontrar a solução.

***** Comentários *****

O técnico do Help Desk conseguiu resolver o problema? Sim.

Colocou o funcionário da empresa produzindo em poucos instantes? Claro.

Mas…

E quanto ao tempo que cada funcionário pára todo o dia por causa dessa incidência? E as várias repetições pelo dia afora? O que Tiago precisa fazer é preocupar-se (ou o seu gerente) em ELIMINAR O PROBLEMA.

***** Melhor procedimento *****

O que Tiago deve fazer é coletar as circunstâncias em que o problema acontece. O que o usuário estava fazendo, como aconteceu, que programas estavam ativos, quais os últimos programas instalados, etc e direcionar estes problemas a um segundo ní­vel de suporte técnico (se não for ele mesmo).

Baseado nisso, é possí­vel fazer uma pesquisa e identificar, quem sabe, que um release de alguma DLL ou programa poderia ser atualizado e SANAR este problema de uma vez.

Tiago, como Sí­sifo, se não tomar uma atitude ativa, continuará recomendando o tradicional “desliga-liga”. Todos ficam felizes? Talvez. O gerente dos funcionários e a diretoria com certeza não, pois quanto tempo e recursos são desperdiçados em função de uma procrastinação?

Pense a respeito.

Veja quanto tempo TAMBÉM a sua equipe de Help Desk perde atendendo ligações repetitivas e como tomar uma atitude para ELIMINAR tais atendimentos.

Até semana que vem.
E não banque Sí­sifo: comece hoje mesmo.

Grande abraço

Cordialmente

Roberto Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *