Pros gaúchos e amigos…
Pros gaúchos e amigos… Read More »
Oié. Estive em Sampa a semana passada e um pedaço dessa visitando clientes e realizando o Help Desk Day (cujos comentários virão em artigo próximo). Mas de lá peguei no Baguete uma notícia muito legal: a Débora Santos Machado – que eu não conheço pessoalmente, mas torço para um dia nos encontrarmos pra discutir Help
Proposta de um novo modelo para o Help Desk Read More »
OK, vamos a um novo prompt. Há momentos em que desejamos passar uma orientação ao usuário-final sem pesquisar na base de conhecimento. A solução ou explicação é tão banal que basta escrever um pequeno texto de três parágrafos e pronto! Só que… Para nós o texto é perfeitamente compreensível (veja meu artigo A maldição do
Prompt: transforme meu texto preguiçoso em algo que o usuário entenda Read More »
A produtividade com a IA tem melhorado bastante. Não os exageros apresentados pelos fornecedores, mas resultados concretos, medíveis e palpáveis (ui, que lindo isso, m-e-o d-e-o-s). Se bem que um centro de suporte técnico em nível caótico, verá melhorias súbitas e estratosféricas. Claro, por estar em um clima caótico, talvez desapegar desse ambiente “conhecido” seja
Prompt: testando, de forma simples, seus candidatos com IA Read More »
Um catálogo de serviços é algo que poucos centros de suporte têm. Quando ele existe é uma vergonha algo que precisa ser melhorado. Meter a mão gera depressão, desconforto. Tipo porta de armário que range ou não fecha direito. Ou gavetas que carecem de uma revisada geral no conteúdo, mas nunca temos ânimo. Um dos
Prompt: refazendo prazos para um catálogo de serviços Read More »
Hoje não tem prompt ready-to-run. O papo é uma explicação importante sobre o uso da IA generativa, excelente ferramenta que nos auxilia em diversas tarefas. Existem exigências para obter bons resultados. Meu guru Ricardo Mansur explica considerações em seu blog: Melhores perguntas para a inteligência artificial geram melhores respostas, maior sabedoria leva para a desconsideração
Prompt: é preciso ter vocabulário para aproveitar IA Read More »
Mais um prompt de barbada. Obviamente espero que considerem esse prompt didático e o ajustem ao seu ambiente. O de hoje ilustra como distribuir novos chamados a células de atendimento responsáveis por determinados tipos de atendimento. Lá, cada técnico poderá assumir um chamado ou o supervisor confiará para alguém. Como assim, Cohen? Eu presumo que
Prompt: distribuição automática de novos chamados por categorização Read More »
Meo Deos, o título desse prompt é enorme, pegue fôlego duas vezes pra lê-lo inteiro! Bueno, ChatGPT é pra isso. Entre outras coisas, ser nosso assistente. Poizentão… Qual a ideia? Desejo que o ChatGPT: Analise uma amostra de dados. Descubra qual o tipo de dúvida mais comum no mês. Elabore um passo a passo (para
Todo gestor de suporte técnico estuda ITIL, COBIT, MSF, MBA, PSM, PMI, OKR, NOC, Scrum, SAFe, BPM e mais uma constrangedora sopa de letrinhas técnicas que não saberia identificar. Basta catar alguns conhecidos no Linkedin e verá no título deles essa fiada de abreviaturas que parecem contas em um rosário religioso. Aliás, não pense que
Prompt: crie um jogo para engajar meus colaboradores Read More »
OK, vamos falar sério (apesar de ser sexta-feira, haha). Muita gente tem base de conhecimento. Que foi se desenvolvendo ao natural, se assim podemos chamar (tipo capim em terreno baldio, sem muito cuidado). Cada técnico, de forma desprendida, alimentava um novo artigo e a base de conhecimento cresceu com a contribuição voluntária de funcionários com
Prompt: criando um dicionário para a base de conhecimento Read More »
É algo que sempre ensino nos meus cursos: Se contratar mal (leia “de forma relaxada, displicente”) se arrependerá dolorosamente. Quando se exime de entrevistar os candidatos porque alguém já faz isso para você… Isenta-se da culpa de uma má contratação, mas a bomba prossegue no seu colo. Por isso… Contrate de forma correta. E o
Prompt: contrate um colaborador conforme a vaga Read More »
O tema ainda é a classificação de chamados. No cotidiano, isso tem pouca importância para o analista, quanto para o usuário. Ambos têm apenas um objetivo: chamado resolvido. Claro, existem benefícios secundários numa boa classificação durante o atendimento: direcionar para a equipe certa, associar o prazo correto etc. Já escrevi sobre em Prompt: classifique os
Prompt: como (re)criar uma árvore de classificação Read More »
Eis uma tarefa chata. Para usuários e analistas de suporte técnico. Mas uma boa classificação é imprescindível. Você se deslumbra com a quantidade de benefícios angariados ao departamento. E nunca mais aceitará que alguém classifique um atendimento como “Outros”, procedimento ordinário dos preguiçosos mentais. Benefícios de uma boa classificação de chamado Listo as vantagens de
Prompt: classifique os chamados conforme seu texto Read More »
O que vem pela frente que não sei? O DMAE (Departamento Municipal de Águas de Porto Alegre) ignorou – ou não – as previsões sombrias de enchentes em Porto Alegre e bombas d’água simplesmente não funcionaram quando deveriam. Não vou entrar no mérito. Mas considere que conhecer a “direção dos ventos” (em forma figurada, não
Prompt: análise de tendências Read More »
Usuários p* da vida não devem ser encaminhados para analistas “tronco duro”. “Tronco duro” significa que têm personalidade muito objetiva, pouco sensível e que não percebem a importância do chamado para o usuário (seja ela crítico ou não, isso é outro assunto). Por que atenderão o usuário como se fosse meramente mais um chamado. Pouco
Prompt: análise de sentimento Read More »