Positividade tóxica: chega disso!!

Principalmente em tempos de crise, surge uma avalanche de inconsequentes exortações alimentada por vários fatores – religiões, gurus de autoajuda, líderes de empresa, redes sociais, governantes e outros – que incentiva a ter um pensamento positivo frente às danações da vida.

Na página What Is Toxic Positivity? há um estupendo texto que talvez lhe ajude a não chutar suas mágoas pra baixo do tapete e futilmente sorrir. A autora é Kendra Cherry.

Porém, antes vamos conhecer os termos pelo dicionário Houaiss.

Definição

Positividade: 1. qualidade ou estado do que é positivo; virtude do que é positivo. 2. personalidade positiva; otimismo.

Tóxica: que ou o que produz efeitos nocivos no organismo.

Segundo o artigo, positividade tóxica é a crença de que não importa quão terrível ou difícil seja uma situação, você deve manter uma mentalidade positiva.

Embora existam certos benefícios em ser otimista e ter um pensamento positivo, a positividade tóxica rejeita todas as emoções difíceis em prol de uma fachada — foco nessa palavra “fachada” — alegre, limitada e aparentemente positiva.

Sem exageros

Se escrevermos “toxic positivity” no Google surgirão um sem-fim de sites de psicologia e medicina discorrendo sobre o tema. Artigos científicos.

Mas em nosso dia a dia tudo fica abafado pelos “indutores” listados no meu primeiro parágrafo.

Tá certo. Ter uma visão positiva da vida é bom para o bem-estar mental.

Um Célio de Souza (DeskManager) ou um Edmilson Barbosa (Tixit) jamais criariam suas empresas e tantos empregos se vivessem a se lamentar como o Hardy da dupla Lipy e Hardy. Lembram?

“Eu sei que não vai dar certo… Oh, dia, oh, céus, oh, azar…”

A questão é que…

Emoções e experiências dolorosas fazem parte da vida.

Embora desagradáveis e chatas, precisam ser sentidas e tratadas de forma aberta e honesta para alcançar uma aceitação e saúde psicológica.

Exemplos de Positividade Tóxica

A positividade tóxica assume várias formas:

  • Quando algo ruim acontece, as pessoas dizem para “manter-se positivo” ou “olhar para o lado positivo”. Sim, querem ser amáveis e dar uma força, mas tolhem a chance da gente desabafar sobre nossas dores, angústias e aflições (quem já teve o carro batido sabe como é — melhor ter um ouvido amigo do que moer alguém de pancada, por raiva).
  • Depois de experimentar algum tipo de perda — perder o emprego tá na moda na TI ou falecer o pai/mãe/avô/avó. Dizem que “tudo acontece por uma razão” ou “ele está melhor assim do que sofrendo aqui”. Volte à explicação do tópico acima. Deixa eu sentir isso, pô!!
  • Ao expressar desapontamento ou tristeza, alguém responde que “a felicidade é uma escolha”. Isso sugere que, se você sente emoções negativas, é um bocó, é sua a culpa não “escolher” ser feliz.

Essas declarações geralmente são bem-intencionadas ou as pessoas simplesmente não sabem o que dizer. Ainda assim, é importante reconhecer que a positividade tóxica é prejudicial.

Por que a positividade tóxica é nociva

Muita positividade é tóxica ao nos prejudicar nos momentos difíceis que passamos. Em vez de compartilharmos emoções humanas genuínas, vemos nossos sentimentos sendo descartados, ignorados ou invalidados.

  • É vergonhoso: receber positividade tóxica pode nos trazer sentimentos de vergonha. Transmite a ideia que as emoções sentidas são inaceitáveis. Se estamos sofrendo, precisamos saber que essas emoções são válidas e que podemos encontrar alívio e atenção em amigos, familiares e até chefes!
  • Gera culpa: ser toxicamente positivo também causa sentimentos de culpa. Envia a mensagem de que, se você não encontra maneira de se sentir positivo — mesmo diante da tragédia —, está fazendo algo errado.
  • Evita emoções humanas autênticas: a positividade tóxica funciona como um mecanismo de evitação. É como fugir das situações emocionais que lhe deixa desconfortáveis. Só que isso está dentro de você, hahaha. Aonde for, vão junto.
  • Impede o crescimento: a positividade tóxica nos permite evitar sentir coisas que são dolorosas. Mas isso nos nega a capacidade de enfrentar sentimentos desafiadores que poderiam levar ao crescimento e a uma visão mais profunda.

O mantra “somente vibrações positivas” é particularmente irritante durante momentos de intensa angústia pessoal. Quando estamos lidando com situações tipo problemas financeiros, perda de emprego, doença ou perda de um ente querido, ouvir que precisamos ver o lado bom é cruel.

Como contestar a Positividade Tóxica

Se alguém que você conhece tende a responder aos seus sentimentos negativos com declarações que não são de apoio ou validação emocional, eis algumas formas de responder à positividade tóxica:

  • Seja realista com seus sentimentos. Diante de uma situação difícil, é normal sentir-se estressado, preocupado ou até mesmo com medo. Não espere muito de si mesmo. Tem um momento de chorar. E outro de voltar à luta.
  • Sentimentos não são “isso” ou “aquilo”. Se está enfrentando um desafio, é possível ficar nervoso com o futuro e, ao mesmo tempo, esperançoso de que terá sucesso. Suas emoções são tão complexas quanto a própria situação.
  • Observe como se sente. Preste atenção em como se sente depois de visualizar conteúdo em contas de redes sociais “positivas”. Se ficar com vergonha ou culpa depois de ler essas postagens “edificantes”, pode ser devido à positividade tóxica. Nesse caso, dê um tempo no consumo de mídia social (convide teu melhor amigo ou amiga pra um bar ou qualquer outro lugar para desabafar).

Você é um gerente de suporte?

1. APENAS OUÇA
A maioria dos gerentes foi treinada para falar, falar e falar. Quando as pessoas confiam em nós o suficiente para compartilhar a mágoa ou o dano que estão enfrentando, elas procuram um ouvido amigo para se expressar de forma vulnerável.

Significa simplesmente ouvir!

2. SEGURE A ONDA DOS CONSELHOS

Se houver silêncio ou se a pessoa estiver emocionada, segure a onda de dar palpites (levei um xingão da minha esposa psicóloga há alguns anos quando veio desabafar e eu já indicava mil ideias de como sair daquela situação).

Diga apenas: “Não se apresse” ou “Estou aqui para ouvir” ou “Obrigado por confiar em mim para compartilhar sua experiência”.

Não fale bobagens como “O tempo cura todas as feridas”, “Sua atitude é tudo” e “Seja grato pelo que aprendeu” – todos são exemplos de positividade tóxica.

Ao responder com positividade tóxica, minimizamos e até descartamos a experiência da outra pessoa.

3. OFEREÇA SUPORTE
Depois que tiverem tempo e espaço para compartilhar, ofereça ajuda e apoio. Diga: “Sinto muito que isso esteja acontecendo. Como posso ajudá-lo?” ou “O que posso fazer por você?” ou “Há algo que eu possa fazer?”.

Lembre-se, temos a responsabilidade de impedir que a positividade tóxica se infiltre em nossos locais de trabalho. Quando ouvimos — suspendendo a necessidade de responder com conselhos — e oferecemos apoio genuíno, estamos aparecendo como verdadeiros líderes (se bem que na Amazon e nas empresas do Elon Musk, pensa-se diferente — mas se a sua empresa atingiu esse nível, parabéns!).

Lembrete!!!

Detalhes em:

www.4hd.com.br/calendario

Abrazon do

~ Cohen

2 comentários em “Positividade tóxica: chega disso!!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *