Um aprendizado para jovens empreendedores em TI

Um programador acha que poderia ganhar muito mais dinheiro fazendo um aplicativo por conta própria do que trabalhando na empresa atual.

Um analista de suporte acha que poderia ganhar muito mais dinheiro gerenciando parques de TI de empresas por conta própria do que trabalhando na empresa atual.

Assim surgem pequenas, médias e grandes empresas de sucesso.

E é assim que muita gente leva um tombo dos diabos e perde anos endividado com o governo, fornecedores, além de não ter vida própria durante uma década ao apostar no sucesso (que nunca chega).

Essa esperança pode ser considerada como uma crença irracional, talvez até uma maldição. Para outros, simplesmente tenacidade ou teimosia.

Não importa, quer saber mais, leia o Mito de Pandora. Os gregos eram espetaculares.

OK, mas e o aprendizado, tio Cohen?

Valor

Quero copiar-e-colar uma lição de Peter Drucker. Foi extraída da seção LIVRO II – A ADMINISTRAÇÃO do megamanual bíblico O melhor de Peter Drucker.

Você precisa segurar sua impulsividade e hiperatividade de fazer trinta coisas ao mesmo tempo e ler até o final. Se for o caso, guarde para o final de semana, hehehe.

Eu publico hoje por que amanhã é dia de academia com progressão para a tradicional “cestou” quando bebo minha IPA de 600 ml.

Ready to go? Nice…

Como entregar valor ao consumidor

A última dessas estratégias inovadoras entrega o que é “valor” para o consumidor, e não o que é “produto” para o fabricante. Na verdade, está apenas um passo atrás da estratégia de aceitar a realidade do consumidor como parte do produto e parte do que o consumidor compra e pela qual paga.

Uma empresa de médio porte do Meio-Oeste americano fornece mais da metade de todo o óleo lubrificante necessário para alimentar as enormes máquinas de terraplenagem e reboque; os tratores de terraplenagem e os cabos de reboque usados pelos empreiteiros de estradas; os caminhões usados para transportar o carvão retirado das minas, etc. Essa companhia tem, como concorrentes, algumas das maiores empresas petrolíferas que podem mobilizar enormes batalhões de especialistas em lubrificação.

Mas concorre sem vender absolutamente nenhum óleo lubrificante. Em vez disso, vende segurança.

O “valor” para o empreiteiro não é a lubrificação: é a operação do equipamento.

Cada hora que o empreiteiro perde porque este ou aquele equipamento pesado não pode entrar em operação lhe custa infinitamente mais do que gasta em lubrificantes o ano inteiro. Em todas essas atividades há pesadas multas para os empreiteiros que não cumprem seus prazos de entrega — e eles só conseguem o contrato por meio de cálculos muito cuidadosos dos prazos de entrega e correndo contra o tempo.

O que o fabricante de óleo do Meio-Oeste oferece aos empreiteiros é uma análise das necessidades de manutenção do equipamento.

E então oferece um programa de manutenção por um preço anual de adesão e garante aos clientes que seus equipamentos não ficarão parados por mais do que um determinado número de horas por ano por causa de problemas com a lubrificação. Nem é preciso dizer que o programa sempre aconselha a usar o lubrificante do fabricante.

Mas não é isso que os empreiteiros compram. Estão comprando uma operação livre de problemas, o que é muito valioso para eles.

OK?!

Você entendeu o que vende?

Ninguém vende, como sempre afirmo nos cursos, uma esteira elétrica com 30 velocidades e 10 modos de treinamento.

Mas sim pressão arterial menor, emagrecimento, saúde e outros aspectos similares.

Sucesso

E eu vendo a você seu sucesso.

Dias 22, 23 e 24 de junho agora, nova edição do curso online Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

Yes, pode ser o sucesso na sua carreira pessoal ou da sua empresa. Mas aproveite enquanto ainda ministro esses cursos, pois o tio uma hora para.

https://www.4hd.com.br/calendario

Grande abraço e corre, pois restam apenas 6 vagas.

É um preço pequeno para aprender a organizar seu centro de suporte, ser reconhecido dentro da empresa e por seus pares fora dela. Sem contar a família, claro. E sua galera do motoclube. Oi? Não tem moto ainda? Sic.

E como generosidade, deixo pagar em 3x, mas só se for pela empresa.

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *