O rolo do papel higiênico

Ou como alguém inteligente pode medir a coisa errada

papel neveParei na frente da gôndola de papel higiênico no supermercado. Existem várias marcas, mas a lí­der aqui da casa aceita somente o Neve.

E de tanto escrever sobre métricas, resolvi sacar o smartphone do bolso e comecei a calcular o preço de cada metro, visto que existem várias embalagens com diversas quantidades de rolo. Tudo da mesma marca.

E do meu lado aparece um sujeito engravatado. E apressado. Mas resolveu fazer o mesmo. E entabulamos uma conversa sobre as armadilhas que existem e que nos fazem gastar mais ou comprar mais caro.

coca-colaUm exemplo é a garrafa 2 litros de Coca-Cola que é mais cara do que a 1,5 litros, mas que por unidade de volume é bem mais barata do que a de 1,5 litros. E muita gente compra a maior, esquecendo que sempre resta um tanto na garrafa e que ninguém o bebe (salvo um genro que tive que adorava refrigerante sem gás, hahaha, cada louco que aparece).

No fim, valeria a pena comprar a menor, pois se gasta menos em termos absolutos (salvo pra famí­lias com muita, muuuita sede).

E o papel higiênico? O cara me sacou essa:

– Estou calculando o preço de cada rolo e daquele pacote me parece mais barato.

E eu disse:

– Tchê, estás fazendo o cálculo errado.

“- Como assim?”, respondeu ele. Eu falei com certa ironia: “- Não vês que os rolos têm tamanhos diferentes? Um com 50 metros e outros com 30. Pega o preço total do pacote, divide pelo comprimento total vendido e vais saber o preço de cada metro.”.

“- Bah, é mesmo!”, respondeu ele.

Essa é a pegadinha do papel higiênico na gôndola. Só que ao contrário da Coca-Cola, papel higiênico não tem restinho. Vai todo, ao menos em casa que tem mulheres, pois elas usam além do objetivo normal, também para remover a maquiagem, limpar o nariz, limpar o choro das mancadas que o pai/marido/namorado proporciona e uma infinidade de outras, quase tantas quantas o Bombril.

Homem só usa praquilo. Pouca imaginação esse gênero. E quando mandam-no ao supermercado, ainda faz mancadas comprando o mais caro.

Abs

EL CO

PS: Na próxima ida ao supermercado, calcula o preço do metro e veja se não rola uma pegadinha…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *