Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer…

Quem desenvolve certas caracterí­sticas, raramente consegue abandoná-las com o passar da vida

flamengoEsse tro-lo-ló inicial é pra destacar que um sujeito que completa um curso na área de Ciências Exatas, acaba quase sempre tendo um pensamento matemático e racional. Mesmo quem não fez curso superior, mas é da área de programação de sistemas ou coisa parecida, se encaminha para algo assim.

Faço esse preâmbulo por que profissionais dessa área se preocupam muito com uma coisa chamada PRODUTIVIDADE. Ou EFICIÊNCIA. Ou qualquer sinônimo parecido. A mente está sempre procurando atalhos para economizar e fazer mais com o mesmo tempo disponí­vel.

Isso se reflete até no dia a dia do sujeito: a pessoa que segura o lençol junto com o cobertor para estendê-los sobre a cama, em vez de fazer um por um.

arrumar a cama

E aumentar a produtividade é bom. Em casa, no trabalho etc., conseguimos “fazer mais com menos”, como diz o tradicional bordão.

Só que, às vezes, isso se torna uma obsessão. Um fim nele mesmo.

Escrevo isso por que meu amigo Fernando Baldin parece ter estar ondeando esse lago viral (viral por que se propaga facilmente para os mais próximos, haha). Seu último artigo foi Produtividade em Pauta na Exame (de Novo). E como sempre, a comparação eterna entre a produtividade do trabalhador brasileiro e do norte-americano.

Detesto essas comparações. Em especial por que esquecem cultura, tradição, guerras, desenvolvimento sócioeconômico etc. baseando-se apenas em número.

Inglaterra

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMinha filha passou o final de ano em Londres. Ficou por lá dez dias. E disse que não tem gente maltrapilha ou pedindo dinheiro nas ruas. Não existe plano de assistência médica particular. Tudo é pelo governo. E ninguém compra remédios. Tudo vem do governo. E esse é o lado maravilhoso.

O lado estranho é que o pessoal ganha bem. Mesmo sem faculdade. E algumas pessoas não querem mesmo fazer faculdade, por que o sacrifí­cio não paga o preço de se empenhar.

Pra quê, se já terão a grana garantida da sobrevivência?

Estranho, não?

Agora a pergunta é: por que não comparar a gente com o trabalhador chinês?

Saiu na rádio Band ontem: a capital da China e São Paulo iniciaram seus metrôs na mesma época. Sampa já tem 70 kms de malha. Lá na China, 400 kms.

Oh, que horror, como estamos atrasados. Mas… Dá pra comparar apenas números?

Será que na China o pessoal não manda simplesmente sair do prédio por que vão detoná-lo para fazer uma nova linha de metrô? E no Brasil temos todos os passos jurí­dicos – e de proteção aos direitos – que por lá inexistem?

Fábrica de sacos plásticos

Uma vez dei consultoria numa empresa que fabricava sacos plásticos que eram usados para embalar cereais. No final da produção, mulheres fechavam manualmente cada ponta do saco. Eu achei ridí­culo aquilo. E questionei ao proprietário que me respondeu:

“- Roberto, é mais econômico contratar as mulheres do que o investimento em uma máquina”.

Onde foi a produtividade, a eficiência? Pras cucuias.

Por que ele estava mais preocupado com a EFICÁCIA – entregar pelo preço que o cliente desejava.

Chat online

chat onlineTremenda ferramenta para suporte técnico. Permite uma economia de custos gigantesca, pois dispensa o curso de ligações interurbanas e…

De inhapa, se o usuário é muito lerdo (e eles geralmente são), o técnico pode atender a dois ou mais usuários de maneira simultânea, aumentando sua produtividade e eficiência.

Ah é?

Perdeu minha palestra no Congresso HDI 2012,  né? Leia essa notí­cia de HOJE no UOL:

Mudar atenção por três segundos dobra chances de errar o que estava fazendo, diz  estudo 

mudar de atenção

Fast conclusion

Yeah, otimize seus processos. Treine seus funcionários para aumentar sua produtividade e fazerem mais (lembre-se dos cursos do 4HD!).

Mas não perca o seu foco: é a busca da EFICÁCIA, a serviço da qual está a eficiência. Não crie um mundinho esquecido da realidade onde você otimiza tudo, mas esquece do real motivo de sua existência.

Abraços

EL CO
PS: Eu não levo tanta fé nas ideias do Fernando de que ninguém deseja ficar em filas e que prefere o autosserviço. Se o mundo fosse perfeito, sim. Mas na hora que precisei reclamar da Claro para migrar para a Vivo, hahahaha, somente “barriga no balcão” é que deu um jeito nisso. Experimente você também ligar para sua central de atendimento de telefonia celular…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *