Minha bíblia de gestão de suporte, de ITIL, de COBIT…

Decidi: O MELHOR DE PETER DRUCKER é A bí­blia

Yah. Qualquer gerente de departamento precisa ler esse livro. Mais do que ler: debater, discutir, conversar etc. Não dá pra ser gestor de uma área de suporte, de infraestrutura, de TI seja lá do que for sem manusear essa obra.

Explico: há um tempo, comprei todos os livros do Vicente Falconi, o papa da qualidade no Brasil. De certa maneira, ia lendo e me sentindo familiarizado com o que ele escreveu. Pensei que era sua maneira fácil de passar as ideias.

Mas não. É por que já lera na minha bí­blia lá em 2008. Vicente bebe na fonte de Peter (que provavelmente bebeu noutra também).

Nada a desmerecer o Falconi, pois um mesmo conceito pode ter várias formas de ser explicado. E isso ele, Falconi, faz muito bem.

Do Drucker

Decidi há um mês reler a obra O MELHOR DE PETER DRUCKER: O HOMEM, A ADMINISTRAÇÃO, A SOCIEDADE. Se ligue, esse é um livro que agrega três deles, por isso tem 570 páginas.

Depois de seis anos, mais maduro, é fascinante como linhas assinaladas há tempos tem novo impacto na gente. Eu gritava mentalmente: “- Mas é claro, como pude desdenhar tal frase?”.

Agora é meu livro de balcão (ao lado de minha mesa do escritório). Seria de cabeceira se minha esposa permitisse ler no quarto, o que é proibido. Ah, chefes… Eles devem saber o que fazem.

Tá, mais uma deixa da página 443

“Gerando desempenho na organização: É impossí­vel ser eficiente, sem decidir antes o que se pretende realizar. Em outras palavras, é impossí­vel administrar sem antes definir uma meta. Nem mesmo é possí­vel definir a estrutura de uma organização, a menos que se saiba a que propósito deve atender e como medir seu desempenho.

Falconi traduz isso dizendo que o gerente existe para resolver problemas. Existe um objetivo, a organização está aquém dele e por isso o gestor tem um problema (esse lance da diferença de onde gostaria de estar e onde está agora). Para isso ele irá administrar recursos para chegar lá. Cabe destacar que “onde gostaria de estar” é algo envolvendo a empresa e não um sonho maluco do gestor.

Mais do Drucker:

“As decisões mais difí­ceis e importantes sobre objetivos não se referem ao que fazer. Elas concernem, primeiro, ao que renunciar por não ter mais valia e, segundo, ao que dar prioridade e no que se concentrar.”

Uuuuu….

Drucker pisou em cima de uma centenas de gestores que desejam fazer tudo ao mesmo tempo: mudar a infraestrutura, implantar sistema novo de service desk, acompanhar o projeto Y da área de vendas, colocar a nova intranet no ar etc. Tudo até amanhã. Ou, no máximo, até o final do mês.

Brother and sister, siga a dica desse amigo: Leia esse livro.

O ITIL e COBIT com isso? Eles são ferramentas para se atingir os objetivos.

Mas se você nem conhece suas metas ainda, como saber se precisa de um martelo, chave de fenda ou furadeira?!

Lembre importante

Ah, lembre-se que dia 18, 19 e 20 de julho agora temos nosso curso de Gestão de Suporte Técnico para Empresas de Tecnologia.

Smack

EL Co

1 comentário em “Minha bíblia de gestão de suporte, de ITIL, de COBIT…”

  1. Neila Cristina Franco

    Pois é Cohen, assisto nos ambientes corporativos essa sede insaciável pelo cumprimento de metas inatingíveis seja por falta de clareza, seja por falta de entendimento do objetivo proposto. Peter está sempre certo.

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