Sobre recompensas, punições e outras formas de motivação

Recompensas e punições estão se tornando método ultrapassado de motivar as pessoas a executarem seus serviços. A ciência agora aponta para autonomia, domí­nio e propósitos.

cerebroOK, dado o subtí­tulo acima, quero apresentar um novo conceito que vem sendo desenvolvido pela corrente de psicologia cognitiva.

Mais especificamente por Daniel Pink, autor do livro “A whole new mind“. No Brasil publicado com o tí­tulo “Cérebro do futuro“.

Daniel – sempre calcado em experiências – demonstra que a teoria behaviorista de premiação e punição é útil para as tarefas simples que não exigem criatividade e outras habilidades abstratas.

Mas que não é útil para questões mais complexas.

Como isso se implementa dentro de seu departamento de suporte?

Não adianta, por exemplo, estimular com prêmios a turma de gerenciamento de problemas para obter mais questões resolvidas dentro de um determinado prazo.

Isso por que, segundo as idéias de Daniel,  o time precisa usar certas habilidades que, diante da premiação e da vontade de alcançá-las, acabam frustrando o objetivo inicial e até tornam a equipe mais lenta para atingir as metas.

A fera explica que a motivação surge de três aspectos (e presumo que isso seja conteúdo de seu novo livro DRIVE que sai em dezembro de 2009):

  • AUTONOMIA – capacidade de fazermos as coisas do nosso jeito
  • DOMÍNIO – desejo de ser melhor que os outros
  • PROPÓSITO – imaginar que está fazendo algo maior que nós mesmos

Reserve um tempo e assista ao ví­deo abaixo (possui legendas em português).

Abraços

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *