A personalidade de 2025 na área de suporte técnico

Vamos lá.

Como sabem (ou não), eu observo o ano inteiro empresas e personalidades que se destacam na área de suporte técnico.

Já levaram meus parabéns desde algoritmos como o ChatGPT, empresas feito a Penso até pessoas como o Renê Chiari. Pela influência, trabalho, exemplo e colaboração em nossa área.

Neste ano deu empate.

Duas figuras tomaram rumos diferentes, mas ambos chamativas o bastante para arrancar aquele “baaaaaaaaaaaaah” — o tipo de reação que desce até o último subsolo do shopping, justamente onde só há vaga quando PQP a gente tá com pressa.

Em ordem alfabética, como manda o figurino, mas não necessariamente em ordem de espanto.

Garra Tech

É um MSP, tipo de empresa que cuida do ambiente de TI, digamos assim, de outras empresas.

A Garra Tech tem sede na cidade de Feliz/RS — e nunca o nome da cidade me pareceu tão irônico e adequado.

A empresa é enxuta, modesta no tamanho, mas irritantemente teimosa na disciplina. Mas fez um movimento exemplar ao longo dos recentes anos.

  • Fechou sua loja de informática
  • Encerrou seus serviços de break-fix (consertar equipamentos)
  • Abandonou as dores-de-cabeça na prestação de serviços pra pessoas físicas

E concentrou-se em serviços de algo valor agregado e grande produtividade:

  • Atualização de patchs no parque do cliente
  • Garantia de backup (e restore)
  • Atualização de antivírus etc.

Aparentemente parece uma coisa simples. Mas não.

É muito, muito doloroso abrir mão de serviços que garantem faturamento.

Fizeram um abandono progressivo, orientado por metas e não por decisões súbitas.

Mas o principal nesse movimento é que me recorda a frase de Peter Drucker, pai da administração moderna:

Se já não estivéssemos dentro, entraríamos nesse negócio agora?

Isso significa que alguns serviços dão dinheiro, mas não oferecem escalabilidade. Tampouco lucro decente. Lembrando que receita não é o mesmo que lucro.

Então, parabéns à Garra Tech pela jornada.

E seus diretores ainda têm a delicadeza de compartilhar tudo isso com a comunidade, o que é quase um altruísmo revolucionário na área.

Verdanatech

Pegando um voo direto de 4 horas daqui do fim do mundo se chega a Recife/PE, centro do Brazil. Eis a Verdanatech com uma ousadia de laboratório de alquimia (boa essa!).

Pegaram o GLPI — um open source estável, conhecido, competente para ITSM — e transformaram o bichinho numa espécie de versão turbinada, com mais músculos, mais funções, mais possibilidades.

Ah, tá bom! Não reinventaram a roda.

Só meteram ali uma suspensão inteligente, motor elétrico e um painel que o usuário entende. Criaram add-ons, criaram SaaS, um agente cognitivo — Gata Verde — etc.

E o melhor e que dá muito trabalho para os clientes: tiraram dos ombros deles o fardo das instalações, configurações e atualizações.

A minha expectativa é que fosse um fracasso, hahaha.

Graças a Deus (ou a eles), furei a previsão.

Eles trabalharam bonito.

  • Criaram um canal no Telegram para explicar GLPI a qualquer um.
  • Atualizaram o livro sobre Gestão de Serviços, publicado por um dos sócios.
  • Conquistaram um belo mercado de norte a sul graças a muito trabalho, viagens — mas nunca vieram me visitar eu já os visitei!! —, videoconferências, forte trabalho de marketing e…
  • Agora estão invadindo o mercado de Portugal.

Rá! Vamos transformar a Europa em colônia, revertendo o processo.

Conclusão

Se Garra Tech mostrou coragem pra abandonar receita (coisa difícil para a maioria dos MSPs), a Verdanatech mostrou uma baita ambição.

Cada uma do seu modo, ensinou maturidade profissional mais do que muitos cursos (exceto os meus, claro!!), palestras motivacionais e jargões envernizados que pipocam no Linkedin.

São exemplos reais. Palpáveis. Desafiam a tendência de confundir movimento com progresso.

Lembrete

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Abrazon

EL CO

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