Prompt: contrate um colaborador conforme a vaga

É algo que sempre ensino nos meus cursos:

Se contratar mal (leia “de forma relaxada, displicente”) se arrependerá dolorosamente.

Quando se exime de entrevistar os candidatos porque alguém já faz isso para você… Isenta-se da culpa de uma má contratação, mas a bomba prossegue no seu colo.

Por isso… Contrate de forma correta.

E o primeiro passo é definir as competências CONFORME A VAGA.

Observe que destaquei de forma escandalosa e em letras garrafais.

Fiquei curioso com as “garrafais” e padeci para encontrar explicação.

Algumas referências apontam para a palavra francesa “grosse” que denota algo grande ou grosso. Mas também ao idioma espanhol que faz alusão a uma “cereja garrafal “que nada tem de garrafa, mas de ser uma fruta grande.

Prossiga, Cohen

Quando contrata alguém não deve descrever apenas vaga.

Uma descrição é algo como “Providenciar contato de primeiro nível e apresentar soluções para problemas do cliente. Atender ligações de clientes furiosos. Lidar com stress o dia inteiro”.

Parece Deus informando a Adão:

“… maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que comer as plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará.

Você precisa ir além da descrição: é necessário definir as competências para a função.

E cada função tem um perfil de competências diferente. Um técnico volante (field service) executará uma atividade diversa de alguém que será o administrador da base de conhecimento. Ou tutor do chatbot. Ou…

Certo, certo, vamos ao prompt:

crie um perfil de competências em formato de tabela listando, de forma sucinta, itens do tripé Conhecimento-Habilidade-Atitude para um atendente de help desk que trabalhará [via chat atendendo clientes | como field service | administrando a base de conhecimento | cobrando prazos dos fornecedores]. 

A estrutura da tabela é:
| Conhecimento | Habilidade | Atitude |

não adicione comentários, nem informações adicionais, apenas seja conciso e realize a tarefa.

Acho que esse prompt é fácil de executar e compreender.

Lembre-se de ir conversando com seu LLM para aprimorar o perfil.

Exemplo: se eu tivesse colocado “analista de atendimento de ERP”, talvez fosse necessário explicar ao LLM a seguir algo como:

  • Refaça a tabela considerando que o ERP é voltado para o segmento de hospitais.

Considerações

  • Produzir o perfil CHA é obrigatório — assista a este vídeo de uma das pessoas precursoras do assunto no Brasil, Maria Odete Rabaglio.
  • Invista um tempo no diálogo com o LLM até chegar a um perfil CHA que lhe satisfaça. Nada de pegar o primeiro resultado. Lembre-se dos horrores de ter alguém mal contratado nas fileiras de sua equipe.
  • O perfil é valioso — não se trata da descrição do cargo —, mas todo processo de contratação é também importante. Mais detalhes no meu curso de Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk, veja inscrições abaixo.
  • Uma contratação ruim faz você amargar um colaborador incompetente numa função por longo prazo (sério mesmo). Por isso, dedique-se ao assunto.
  • A última linha do prompt (“não adicione comentários…“), conforme comentado em artigos anteriores, busca controlar a verbosidade do Google Gemini.

Calendário do Cohen

Dois cursos vindo aí em maio:

  • Engenharia de Prompting
    Como tirar o máximo dos LLMs disponíveis no ambiente do seu suporte técnico
    Dias 16 e 17 de maio, 08:30-12:00 e 13:30-17:00
  • Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk
    Transformando técnicos excelentes em verdadeiros gestores
    Dias 20-21-22-23-24 de maio, 08:30-12:30

Mais detalhes em ww.4hd.com.br/calendario

Abrazon e vamos que vamos.

EL CO

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