LATAM: uma epopeia às avessas no atendimento ao cliente

Customer Success, Design Thinking, blá-blá-blá… Há uma profusão de artigos no Linkedin e outras mí­dias sociais sobre os temas citados no parágrafo anterior. Hoje o pessoal de suporte tem vergonha em dizer que trabalha na “central de atendimento” ou no “suporte técnico ao cliente”. Não é chique; é cafona, feio e démodé (saiu de moda). …

LATAM: uma epopeia às avessas no atendimento ao cliente Leia mais »

Qual o maior problema no atendimento ao usuário?

Como aperfeiçoar o comportamento e resolver problemas dentro do centro de suporte Qual, não achou que lhe entregaria a resposta, não é? Na verdade, este é um exercí­cio que faço com os analistas de Help Desk e Service Desk quando sou contratado para cursos in-company. Peço a todos os participantes que escrevam, do seu ponto …

Qual o maior problema no atendimento ao usuário? Leia mais »

Um gestor deve ser duro e exigente ou tolerante e bacana?

Pois é… Acabei a leitura da biografia do Abilio Diniz, o fundador do Pão de Açúcar. Parei (temporariamente) de ler A Bola de Neve que é a biografia do Warren Buffett (992 páginas precisa fôlego!). Estou numa fase de biografias, vai saber…   Em geral cada administrador, inclusive você, tem o seu estilo de gestão. E …

Um gestor deve ser duro e exigente ou tolerante e bacana? Leia mais »

RecordIt – grave vídeos em GIF para seu usuário

Quando a explicação não funciona, grave um filme de até 5min para seu usuário Isso aconteceu comigo. O pessoal da SendinBlue explicou-me como aproveitar elementos de uma campanha de marketing para outra através de um GIF animado. E foi bem simples de entender, principalmente por que o filme era personalizado para o meu ambiente. O …

RecordIt – grave vídeos em GIF para seu usuário Leia mais »

Mansur, seu destino é sofrer. Assim como o meu.

Meu caro amigo Ricardo Mansur escreveu um artigo no seu blog e aqui vai minha réplica. Bem, a réplica segue estilo crossposting por que no blog dele é impossí­vel inserir um comentário sem passar por identificação da í­ris, senha com doze códigos e, finalmente, passar por aprovação prévia antes de ser (algum dia) publicado. O …

Mansur, seu destino é sofrer. Assim como o meu. Leia mais »

Literatura lida de março a agosto-2017

Afastamento temporário de Gamification… Em 2016 li mais de 15 livros de Gamification para embasar meu próprio livro sobre o tema, contextualizando-o em Help Desk e Service Desk. E faço questão em destacar que é o meu primeiro multiplataforma: existe no meio fí­sico e em formato ebook para Kindle, Kobo, Google e Apple. Maiores detalhes …

Literatura lida de março a agosto-2017 Leia mais »

Desenvolvedora de software investe em gamificação

Não sei se existe tradução de Gamification para o português, mas está lá no Baguete Digital Nesta notí­cia, uma empresa de software baseou-se nos escoteiros (pombas, no meu livro não, onde tem tudo mastigadinho e explicadinho?) para criar um game “Mestre dos Códigos” a fim de incentivar os programadores a se puxarem. São 120 pessoas, …

Desenvolvedora de software investe em gamificação Leia mais »

Exceder as expectativas do cliente é uma baboseira irracional. Saiba por quê.

Saiba por que não se deve fazer mais do que o prometido ao cliente/usuário! Lugar-comum: “Encante seu cliente” A maioria das áreas de suporte (e das empresas) que conheço têm esse lema. Surpreender, encantar, fazer mais do que o obrigatório, oferecer um suporte que vá além, blá-blá-blá. Mantra herdado de livros, artigos de internet e …

Exceder as expectativas do cliente é uma baboseira irracional. Saiba por quê. Leia mais »

JITSI – uma plataforma de teleconferência gratuita. E boa.

Encontrei finalmente o ambiente ideal para workshops e aulas remotas. No último HDI 2017 conversei com vários profissionais no evento perguntando sobre como ministravam aulas de maneira remota (webmeeting). As respostas foram as mais variadas: Hangouts, Skype, Appear.in e até as pagas como Webex, Teamviewer, etc. Bom, procurei pra caramba. Eu não queria fazer um …

JITSI – uma plataforma de teleconferência gratuita. E boa. Leia mais »

Cheio da prepotência, se ferrou… funcionário do TCE roda script e danifica dados!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Aconteceu no TCE da Amazônia mais um caso de grande mancada Leia o texto em Execução indevida de um script no PostgreSQL apaga 16,5 mil processos do TCE-AM Resumo da ópera (ou tango) trágica Alguém executou um script sobre a base oficial de dados do TCE AM. Ferrou com 16 mil processos. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text] 16.000 é …

Cheio da prepotência, se ferrou… funcionário do TCE roda script e danifica dados! Leia mais »

Você, hein? Não participou do meu último workshop sobre gamification. Agora olha isso…

Nissan, Gerdau e Stefanini adotam Gamification Eu ensinando por uns pila generosos e você sem tempo de empregar o que tem de mais moderno para motivar sua turma aí­ do suporte técnico (e até dos usuários). Vá lá, veja se o artigo do Rodrigo Loureiro da IstoÉ Dinheiro publicado dia 12/10/2017 consegue lhe motivar: https://www.istoedinheiro.com.br/brincadeira-de-gente-grande/ …

Você, hein? Não participou do meu último workshop sobre gamification. Agora olha isso… Leia mais »