O individualismo quebra os SLAs sem piedade

Como surge a incapacidade de cumprir o que se prometeu (?) ao usuário Você está pronto para ler uma análise do que faz com que a maioria dos SLAs (Service Level Agreement ou Acordos de Ní­vel de Serviços) sejam descumpridos? Ou melhor, desprezados? Melhor ainda, nem estabelecidos? Escrevi a frase acima citando “nem estabelecidos” por quê… É isso […]

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O ITIL é velho; o COBIT também. E as redes sociais estão ficando…

Um olhar para o presente que era futuro e outra análise de pesquisa Oh yeah, my boys. Outra pesquisa sobre redes sociais e suporte. Depois de Suporte técnico via rede social – uma análise, um novo olhar. Ainda tem gente se especializando em ITIL e COBIT. E isso não é ruim. Algum arcabouço de conhecimento

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O livro Customer Success: uma hábil combinação de legos

Em final de dezembro, iní­cio de janeiro, li o livro: Customer Success, como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes. Os autores são Dan Steinman,”Ž Lincoln Murphy,”Ž Nick Mehta e mais um conjunto de colaboradores. Trata-se, até o momento, da bí­blia sobre o assunto.

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O mundo está cheio de (mecanismos) ordinários

Compartilhando com os amigos dois mecanismos pega-ratões para faturarem com o seu dinheiro Acompanhem minha história e aprenderão mais um jeito “deles” faturarem com seu dinheiro. Momento 1 – reservar local para curtir o Carnaval Minha esposa decidiu reservar uma pousada em Santa Catarina para curtirmos o Carnaval. Entrou no Booking, web site onde tivemos

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O mundo que vem por aí no suporte técnico…

Previsões certeiras de um incompetente oráculo Antes de tudo, perdoem-me pela longa ausência no blog. Minha esposa arrastou-me para o mais longo e demorado perí­odo de férias em toda a minha miúda vida (os motivos, meus ex-alunos o sabem). Fomos para a pení­nsula ibérica ver castelos, castelos e castelos. Nada que eu já não tivesse visto

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O Paradoxo do Usuário Ativo em tempos de Customer Success

A orientação de uma das premissas de Customer Success  é encaminhar clientes high-tech a se virarem sozinhos em busca da solução. Quem paga pouco onera a empresa quando telefona ou pede ajuda. Mas é bom os noví­ssimos “Customer Success Managers” estudarem artigos cientí­ficos como… Ops, antes de tudo… Alerta: as motivações deste artigo Cohen acordou feliz

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O problema de falar “Não me venha com problemas, traga-me soluções”

Oh, yeah… Há dois anos a Sabina Nawaz escreveu esse artigo na Harvard Business Review que me chamou a atenção: The Problem with Saying “Don’t Bring Me Problems, Bring Me Solutions” Ela discorre sobre uma situação muito comum no meio corporativo/executivo. Muitos gestores aprenderam em livros (ou o que é mais comum, na internet ou

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