Pergunta lá no Posto Ipiranga – triturando talentos

A psicanálise e eu vamos ajudá-lo a desvendar os problemas do seu departamento de suporte Mas antes assista a um ví­deo que caracteriza uma situação comum nas áreas de suporte técnico: Da psicanálise Presumo que ninguém desconheça Sigmund Schlomo Freud. Foi o fundador da psicanálise, uma corrente da psicologia que se apoia nos conceitos de inconsciente, id, ego, superego, …

Pergunta lá no Posto Ipiranga – triturando talentos Leia mais »

Curitiba – palestra gratuita – Desafios do suporte técnico no mundo atual

Dia 15 de setembro estarei apresentando aos amigos do LogMeIn a complexidade do mundo moderno!!! O que um gestor de suporte técnico, de TI, de uma software-house, de uma empresa de tecnologia e vários outros deve fazer diante de temas tão atuais como: Redes Sociais BYOD Gamefication Aumentar a Produtividade Computação na Nuvem SLAs (reversos?) Aperfeiçoar o Atendimento …

Curitiba – palestra gratuita – Desafios do suporte técnico no mundo atual Leia mais »

Diariamente queremos pagar menos por competência e mais pela incompetência

As armadilhas irracionais que nosso cérebro nos apronta Quanto não temos como avaliar o custo, buscamos atalhos mentais! Eu acho que esse artigo precisa começar com alguns exemplos. Será mais fácil explicar a teoria da qual vou argumentar (ou explicar, melhor escrevendo). Exemplo 1 – Chaveiro Essa concepção foi dada por Dan Ariely, um famoso …

Diariamente queremos pagar menos por competência e mais pela incompetência Leia mais »

Quer ser um gerente de suporte melhor? Coach de mais de 150 CEOs dá dicas

Marshall Goldsmith apresenta em livro como ser um gestor ainda melhor Em 2013 a revista semanal Veja fez uma reportagem com Marshall da qual eu roubo apenas a sua apresentação: Autor de mais de 30 livros de gestão e liderança, o americano Marshall Goldsmith é um dos coachs de executivos mais respeitados dos Estados Unidos. …

Quer ser um gerente de suporte melhor? Coach de mais de 150 CEOs dá dicas Leia mais »

5 projetos de ITSM que você deve iniciar amanhã mesmo!

Destrinchando as sugestões do presidente da Pink Elephant Taí­ um cara que sabe das coisas: David Ratcliffe. Publicou dia 24 seu conjunto de slides utilizados em um recente webminar. E nele apresenta cinco projetos que o gestor (de TI, de suporte, sei lá do quê) deve começar imediatamente. São eles: 1. Descobrir os objetivos e …

5 projetos de ITSM que você deve iniciar amanhã mesmo! Leia mais »

Desadormecendo… Voltando do Caribe

Comingo back from Paradise Perdão pessoal pelo sumiço. Estou saindo de hibernação.     Estava no paraí­so (na ótica da minha esposa). Comandado por ela e estimulado por Ricardo Mansur, acabei no Caribe por alguns dias queimando a pele, aguentando baixa temporada com pouca gente correndo pra lá e pra cá, sem brigas e competição …

Desadormecendo… Voltando do Caribe Leia mais »

Os melhores gerentes são… Chatos!

Saiu na Harvard Business Review artigo de professor de Psicologia nos Negócios Então… O professor Tomas Chamorro-Premuzic, autor de vários livros e artigos cientí­ficos, escreveu um texto na Harvard — The best managers are boring managers — em setembro passado afirmando exatamente isso! Você ficou espantado? Leia mais… Segundo ele, um gerente robô seria capaz de ser …

Os melhores gerentes são… Chatos! Leia mais »

Suporte de empresa pública, tasque improbidade administrativa neles!

Serviços de cunho pessoal costumam bagunçar um ambiente já desorganizado Situação Um desembargador encontra um rapazinho do suporte técnico do tribunal e pede a ele que instale um aplicativo em seu tablet pessoal. Um funcionário de gabinete de um deputado pede ao time de suporte técnico da Assembleia que dê um jeito no seu micro …

Suporte de empresa pública, tasque improbidade administrativa neles! Leia mais »

O caminho da métrica perfeita nos centros de suporte

Como chegar até ela em alguns poucos – e exigentes – passos Não passa semana em que eu não receba um email, mensagem ou twitter pedindo-me para informar quais as métricas devem ser usadas no centro de suporte. É um pouco triste perceber essa situação nacional, mas por outro lado a felicidade me invade (coisa de gaúcho) quando …

O caminho da métrica perfeita nos centros de suporte Leia mais »

20 mins para um gerente sem dinheiro aprender a motivar sua equipe

O ví­deo é de Dan Ariely, reconhecido autor e psicólogo da área de Economia Comportamental Preste atenção no vigésimo minuto quando ele lista muita coisa além de dinheiro que faz com que sua equipe de suporte técnico tenha tesão pelo que faz. É com você agora pensar a respeito e se movimentar a respeito. Abs EL …

20 mins para um gerente sem dinheiro aprender a motivar sua equipe Leia mais »

Nagios ou Zabbix? Qual o melhor para monitorar sua infraestrutura?

Conheça um  Trabalho de Conclusão de Curso que levou a fundo tal dúvida Hoje em dia, a dúvida entre Nagios ou Zabbix lembra muito as antigas pendengas e disputas do tipo: Microsoft ou Borland para ferramentas de desenvolvimento… Windows ou Linux como melhor sistema operacional… E assim por diante. Pois descobri um Trabalho de Conclusão de …

Nagios ou Zabbix? Qual o melhor para monitorar sua infraestrutura? Leia mais »