O Dilema do Prisioneiro na política, na Lava-Jato e também na economia

O modelo de cooperação e conflito criado em 1950 é usado ainda hoje para tomada de decisões Introdução Coletei aqui alguns excertos do texto da Wikipedia para facilitar a compreensão: Dois suspeitos, A e B, são presos pela polí­cia. A polí­cia tem provas insuficientes para condená-los, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: […]

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O conflito de dois mundos no suporte técnico

O que eu faço? Pra onde vou? Ah, conflitos hamletianos! Disruptivo. Mí­dia Social. Inteligência Artificial. Computação Preditiva. Reconhecimento de voz. Análise de Sentimentos. Big Data. Learning Machine. APP’s de Android e IOS. Agentes Cognitivos. E muito mais. Assisto atônito, tal qual meus colegas gerentes de suporte técnico, a uma enxurrada de mí­dia sobre os termos

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O chocolate: a relação do desenvolvimento vs. suporte técnico

Ninguém nega: boa parte das empresas de software nasceu com alguém que adorava programar. Muitas dessas empresas sumiram do mapa, outras cresceram e se tornaram Totvs ou Linx da vida, mas há muita pequena e média empresa sobrevivendo no mercado com aplicações especí­ficas. Ou até mesmo genéricas, em mercados especí­ficos. E o chocolate? Os diretores

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O chato e o apático

Todo departamento tem um. Se tiver sorte ao contrário, tem os dois ou mais. O chato Ele tem uma característica específica: é rebelde, questionador. Independente do tema, levanta hipóteses, por mais estapafúrdias possíveis. Se a ideia do exercício é cada participante listar problemas no atendimento ao usuário (má comunicação, falta de ferramentas, falta de conhecimento

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O caminho da métrica perfeita nos centros de suporte

Como chegar até ela em alguns poucos – e exigentes – passos Não passa semana em que eu não receba um email, mensagem ou twitter pedindo-me para informar quais as métricas devem ser usadas no centro de suporte. É um pouco triste perceber essa situação nacional, mas por outro lado a felicidade me invade (coisa de gaúcho) quando

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O presente é das plataformas, mas o futuro vem do suporte técnico

Primeiro o nosso habitual blá-blá-blá. Há uma ebulição no mercado de TI atrás de soluções inovadoras. Startups se espalham no mercado mais que incêndio na Amazônia. Desculpe aí­, não pude deixar escapar… Chegando em Manaus mês passado, uma francesa ao meu lado no avião pergunta de onde vem todo esse fogo se chove todo dia

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