Palestra Empowerment na Inteligência de Negócios

Eu estive lá na festa da empresa campeã! Nesta sexta-feira tive a oportunidade de realizar uma palestra “leve” para os funcionários da Inteligência de Negócios. Isso antes do final de semana de confraternização no Vale Suí­ço, em Minas Gerais, onde a empresa levou todos os sessenta funcionários “na faixa”. Quem é essa empresa Ela comercializa …

Palestra Empowerment na Inteligência de Negócios Leia mais »

Oxigênio permite a você ser um gestor melhor

Sempre afirmo nos meus cursos: O gestor é o responsável pelos resultados do seu departamento Pode choramingar que a diretoria não lhe proporciona recursos. Pode explicar que os subordinados não se empenham. Pode (tudo pode, tudo pode) afirmar que “mete a mão” até nas tarefas mais simplórias, caso contrário o resultado será ruim. Que foi …

Oxigênio permite a você ser um gestor melhor Leia mais »

Outsourcing? Valorize as pessoas…

Na página 13 do documento publicado pelo Gartner Group entitulado “Outsourcing – The Real Deal – 12 essential strategies for crafting a successful outsourcing agreement“, está uma exposição em tópicos do tí­tulo deste post. Publicado em 2003, o livreto dispõe 12 itens nos quais uma empresa que terceiriza atividades (entre elas, Help Desk e Service …

Outsourcing? Valorize as pessoas… Leia mais »

Ou você demite seu cliente ou Pandora escangalha sua empresa

Tenho visitado muitas empresas de tecnologia em função dos meus cursos. Como sou polêmico, às vezes enfio o dedo, sem dó nem piedade, nas feridas acobertadas. Daquelas que ninguém quer falar e todo mundo faz de conta que não existem. Pandora, sua bocó! Só que antes, para caracterizar bem a situação, preciso lembrar a história …

Ou você demite seu cliente ou Pandora escangalha sua empresa Leia mais »

Os primeiros dias de um gerente de suporte técnico

Então… Em 2014, registrei dicas do Michael Watkins para um novo gestor em Seus primeiros 90 dias como gestor. Mas como toda semana brotam novos profissionais na parada, segue outra visão sobre o mesmo tema. Destaco que não existe uma fórmula padrão de sucesso por mais que coachs, psicólogos, escritores, gurus e seja lá quem …

Os primeiros dias de um gerente de suporte técnico Leia mais »

Os melhores gerentes são… Chatos!

Saiu na Harvard Business Review artigo de professor de Psicologia nos Negócios Então… O professor Tomas Chamorro-Premuzic, autor de vários livros e artigos cientí­ficos, escreveu um texto na Harvard — The best managers are boring managers — em setembro passado afirmando exatamente isso! Você ficou espantado? Leia mais… Segundo ele, um gerente robô seria capaz de ser …

Os melhores gerentes são… Chatos! Leia mais »

Os melhores artigos do segundo semestre de 2021 sobre suporte técnico

Essa é a segunda parte dos melhores artigos de 2021. A lista do primeiro semestre você encontra em Os melhores artigos do primeiro semestre de 2021 sobre suporte técnico. Recordando, estão divididos em quatro categorias, conforme dispostos abaixo. Comportamentos do gestor Duas Maricotas na pedra e o chatbot – fofocar é uma das teorias do …

Os melhores artigos do segundo semestre de 2021 sobre suporte técnico Leia mais »

Os melhores artigos do primeiro semestre de 2021 sobre suporte técnico

Dezembro é um marasmo cerebral. Antigamente fazia planejamentos para o ano seguinte. Depois um tempo a gente desiste, pois sabe-se lá o que vem por aí. Exemplo: agora é uma ômicron se transvestindo de monstro e assustando meio mundo. Ou mais. Daí que aproveito esse período para aprendizado e revisão de conteúdos que negligenciei. Esse …

Os melhores artigos do primeiro semestre de 2021 sobre suporte técnico Leia mais »