Gamification: onde o Duolingo manda bem. E onde vai mal.

Salve, bros and sisters. A análise não é minha, é do pessoal da Habit Weekly, uma plataforma mantida por estudiosos de comportamento e que compartilham conhecimento a respeito. Eles fizeram uma avaliação do app Duolingo, superconhecido pelo ensino de idiomas ao alcance de qualquer um. São vários slides que apresentam as caracterí­sticas positivas do sistema […]

Gamification: onde o Duolingo manda bem. E onde vai mal. Read More »

O que é medido pode ser manipulado

“O que é medido pode ser gerenciado” é máxima corriqueira de consultores e gestores. O que ninguém fala é que, do outro lado, dos subordinados, o axioma é: “o que é medido pode ser manipulado“. Ontem, numa investigação cibernética, esbarrei no artigo da Klaus App: What Gets Measured, Gets Manipulated A Klaus é uma plataforma

O que é medido pode ser manipulado Read More »

Blog Vida de Suporte de aniversário em breve

Olá, pessoal. Fiquem conectados, dia 31 de agosto agora, o blog que nos alegra com diversas tirinhas de humor sobre nossa vida completará 12 – DOZE – anos de vida! [dt_gap height=”20″ /] ✨🥳🎉🥰 [dt_gap height=”20″ /] O André usa a criatividade para nos fazer sorrir e retratar nossa realidade de forma sucinta e bem-humorada

Blog Vida de Suporte de aniversário em breve Read More »

Customer Success, nem toda onda vale a pena surfar

Pros que estão chegando no mercado ou estavam hibernando durante pandemia – uma excelente pedida “, Customer Success significa Sucesso do Cliente. Leia bem: “do Cliente”. Mas só que não é bem assim. Exploraremos o paradoxo mais adiante. Existem pessoas apaixonadas pelos clientes. Fazem de tudo para que tenham êxito. São ouvidores de seus problemas

Customer Success, nem toda onda vale a pena surfar Read More »

Gamification não motiva ninguém. Só que sim, motiva sim.

Todo gestor de suporte precisa obter resultados crescentes. E contí­nuos, claro. Exaurir a equipe para ter um bom desempenho num mês e no seguinte todos estarem acabados e sem energia para produzir é ridí­culo e demonstração de questionável competência. Muitas vezes, é consequência de supervisores que eram técnicos e nunca tiveram um curso de gestão.

Gamification não motiva ninguém. Só que sim, motiva sim. Read More »

Lisa Genova, neurocientista, explica por que usar uma base de conhecimento

Nas horas vagas fico vagando pelos TED Talks. Báááá, puxa Robertinho. Que combinação medí­ocre de palavras, vagas e vagando. Só que curiosamente ambas possuem etimologias – origem das palavras – diferentes! Hoje pela manhã, nessa friaca de 5 graus, encontrei 22 minutos da Lisa Genova. Ela é uma neurocientista que tem muito a nos ensinar

Lisa Genova, neurocientista, explica por que usar uma base de conhecimento Read More »