Watson… Onde anda você?

Você sabe o significado de Hype?

Essa palavra é uma abreviação da palavra Hyperbole que no idioma inglês significa exagero.

Hoje é de uso comum para batizar as ondas de estímulo e interesse que surgem no mercado, seja dentro ou fora de TI.

Cezar Taurion dia desses escreveu um artigo denominado Como sobreviver ao medo de ficar para trás das modinhas tecnológicas.

Provavelmente você recordará exemplos que ele apresentou: Google Glass em 2014, os patinetes elétricos (em Porto Alegre já não vejo mais sequer um) que ficavam abandonados em calçadas para qualquer um pegar, televisões 3D, vestido com tênis (esse é exemplo meu — aqui em casa minhas três mulheres adotaram e pouco a pouco estão abandonando) e outros.

E uma frase monumental (desse alguém já vivido e que trabalhou muitos anos na IBM):

“O hype é alavancado por consultorias que buscam gerar awareness para seu negócio, bem como VCs que querem atrair dinheiro novo para suas apostas.”

VC: Venture Capitalist

Awareness: na área de marketing significa conhecimento da marca

ChatGPT (da OpenAI) e Google Bard

Estes são os queridinhos do momento e cuja hype/onda está em crescimento.

Meus amigos pediram ao ChatGPT que simulasse um debate entre eu e meu guru levando em conta artigos escritos por ambos. Algo muito convincente. Mas uma grande bobagem, pois ele não percebeu a ironia e sarcasmo dos meus textos.

Mas por enquanto, pois ele tende a aprender mesmo isso (imagino).

A Microsoft embutiu o produto em suas ferramentas. Ohhh!!!

Sensação mundial, os analistas da Microsoft reclamam das declarações da dupla Bing & ChatGPT que confessa espionar suas ações. Baaaaaaaaah…

A Google diz que o Bard será melhor que…

E lá vai o gado todo investigar a moda para não dormir nas palhas. Para não ser pego de surpresa numa roda de bar. Ou numa reunião de negócios.

Watson

E onde anda o queridinho da hype passada que, entre outras coisas, auxiliaria médicos a darem prognósticos melhores aos pacientes acessando uma extensa base de dados, realizando correlações impossíveis ao ser humano e tal?

Watson, o produto de IA da IBM, anda mais quieto que mosquito na parede.

Até esse tio aqui ficou excitado, pôs-se a ler vários livros a respeito da ferramenta e escreveu um artigo: Inteligência Artificial no Help Desk.

Mas…

Leia a notícia no CNN Brasil de 2022: IBM está vendendo seus ativos da Watson Health

Trecho da matéria:

A empresa investiu em uma série de acordos para adquirir dados de saúde e assumiu desafios que vão desde a melhoria do tratamento do diabetes até a revisão do tratamento do câncer.

Mas a aposta ousada não deu certo. O Wall Street Journal informou há quase um ano que a Watson Health gerou cerca de US$ 1 bilhão em receita anual e nenhum lucro, e que a IBM estava pensando em vender o negócio.

Por isso, meu amigo, minha amiga, veja lá onde vai amarrar seu burro (boa analogia, com inteligência artificial tudo tende a melhorar e ficar mais esperto. Ou não).

Lembrete

Como sempre, recordo aos amigos e amigas que dias 22-23-24 de março — esse mês — teremos a edição do nosso curso de Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

Já estamos em março, é hora de tomar uma ação e começar a organizar o atendimento a seus usuários e clientes. Por que senão ___ (complete você mesmo).

Detalhes e inscrições em www.4hd.com.br/calendario

Abrazon

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *