KnowAll – um plug-in barato para sua base de conhecimento

Em todos os cursos (tá virando chato isso, sempre comento “em todos os cursos”) sempre aparece alguém: “”  Que software eu uso para montar minha base de conhecimento, Cohen”? Minha resposta é sempre a mesma: “” De preferência aquele que vem integrado ao seu produto de registro de chamados, incidentes, requisições, problemas, tickets, ordens de …

KnowAll – um plug-in barato para sua base de conhecimento Leia mais »

Feedback: espontâneo, mas não de qualquer jeito!

Feedback é uma ferramenta importante para gestores. Através dela, eles conseguem corrigir problemas de comportamento, assim como incentivar aquelas condutas que considera positivas para alcançar os resultados do departamento. Porém… Teoria Primeiro vale um embasamento teórico. Quem nos oferece é Francisco Carlos da Veiga no seu TCC”Œ”Œ A autenticidade das relações interpessoais nas organizações publicado na …

Feedback: espontâneo, mas não de qualquer jeito! Leia mais »

Inteligência Artificial no Suporte Técnico

Demora, mas acontece. Meu guru, Ricardo Mansur, postou um artigo hoje no seu blog denominado Inteligência Artificial no Suporte Técnico. Independente do tom relativamente indignado – lembra-me o aborrecimento de Zeus com Prometeu, deus vs. mortal – o texto é bem bom. Como habitual. Dê uma lida em Inteligência Artificial no Suporte Técnico Por quê? …

Inteligência Artificial no Suporte Técnico Leia mais »

Senador faz projeto de lei para preparo da carne de sol

Putz… Meu blog não é pra isso, mas diante das inúmeras mudanças necessárias para que o paí­s melhore sob o aspecto econômico, social, justiça e tudo o mais, um representante da mais alta casa do Poder Legislativo… Leia sobre essa “ideia” do senador Angelo Coronel (PSD/BA) no Projeto de Lei n° 5744, de 2019. Ou …

Senador faz projeto de lei para preparo da carne de sol Leia mais »

Grêmio agradece e dá ttulo do Brasileirão ao Flamengo

Pra você entender… Na primeira partida da Libertadores 2018 entre Grêmio e River Plate, o treinador argentino Gallardo foi expulso. Não poderia orientar seu time na segunda partida que foi realizada em Porto Alegre. É da regra. Mas ele apareceu e visitou o o vestiário do time no intervalo do jogo. E sabe se lá …

Grêmio agradece e dá ttulo do Brasileirão ao Flamengo Leia mais »

A personalidade de 2019 na área de suporte técnico

Toda a eu-quipe do 4HD monitorou atentamente os movimentos de vários players na área de suporte técnico, help desk e service desk durante este ano que se encerra em poucos dias. Claro, as personalidades vencedoras de outras edições não podiam participar da homenagem, pois já foram agraciadas com esse reconhecimento. E notamos uma figura correndo …

A personalidade de 2019 na área de suporte técnico Leia mais »

EXPO-TI ES 2019 – como foi…

Dia 23 de novembro participei como palestrante do evento EXPO-TI lá no Espí­rito Santo. Aqui nos pampas exclamamos “Me caí­ram os butiás do bolso” quando queremos denotar espanto, admiração, surpresa, assombro. Porque foi um evento em sua primeira edição. E 350 profissionais se inscreveram. E pagaram. Um número estupendo, convenhamos. Bom, vou comentar as palestras e …

EXPO-TI ES 2019 – como foi… Leia mais »

Microsoft reporta: você perderá clientes se não…

Março de 2019. É publicado o relatório – State of global customer service report” pela Microsoft. Você pode acessá-lo gratuitamente clicando aqui. Em 2018 a Microsoft Research pesquisou 5.000 consumidores em todo o Brasil, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos e constatou que o atendimento influenciou a escolha e a lealdade da marca para …

Microsoft reporta: você perderá clientes se não… Leia mais »

Surpresa: poucos sabem a origem da expressão ANTISPAM

Nos meus cursos para analistas de suporte técnico apresento um esquete – no teatro de revista e em programas de rádio e televisão, cena rápida, ger. humorí­stica – do grupo humorí­stico britânico Monty Python que tinha um programa na televisão britânica lá pelos iní­cios dos anos 1970′. Trata-se de um atendente de loja de queijos …

Surpresa: poucos sabem a origem da expressão ANTISPAM Leia mais »

Gestor de suporte, conheça o segredo da vida

Pois é… Já sabia disso há tempos; nasci pobre (não que esteja rico hoje, haha). Mas vale pra quem pensa que… Postando mensagens nas mí­dias sociais a parte comercial tá resolvida. Que o novo software de Help Desk/Service Desk será a salvação da lavoura, bastando implantá-lo. Que… Por aí­ vai. Assista ao ví­deo do Cortella. …

Gestor de suporte, conheça o segredo da vida Leia mais »

Em 2020 você será um gestor de suporte melhor

Você pode saber tudo de métricas, processos etc., mas… Se não souber se relacionar com sua equipe, todo esse conhecimento adiantará em nada. Sério. Seu time vai sabotá-lo, fazer corpo mole, falar pelas costas (ai, que horror!) e muitas dessas ações acontecerão de forma inconsciente (yep, existe o inconsciente coletivo). Para amenizar tais dificuldades você …

Em 2020 você será um gestor de suporte melhor Leia mais »

Dell, com todo respeito, isso não é uma prática louvável

O tí­tulo inicial desse artigo era algo mais rí­spido (poderí­amos chamar de estúpido). Achei que era hora de comprar um notebook novo. Comprei dia 14 de janeiro o mais top que encontrei pras minhas necessidades. Caro, bem caro na minha visão. Como não sou bobo, antes examinei o prazo de entrega: https://www.dell.com/pt-br/shop/data-estimada-entrega/ab/data-estimada-entrega Pelos cálculos, entrega …

Dell, com todo respeito, isso não é uma prática louvável Leia mais »