O futuro do suporte técnico passa pelo Siri, Cortana e seus primos?

Atividades humanas serão substituí­das pelos comandos inteligentes de voz? No Brazil quase ninguém pensa nesse tipo de coisa, salvo algumas mentes mais distintas que conseguem ver o futuro antes mesmo dele chegar, como primo Mansur. Segundo ele, tais ferramentas que envolvem voz (e muito mais no background, como inteligência artificial, diagnóstico, big data, etc.) literalmente “matarão” …

O futuro do suporte técnico passa pelo Siri, Cortana e seus primos? Leia mais »

A revista SupportWorld agora é gratuita (novamente) para download

Free again… Até quando não se sabe, mas que dure enquanto durar Clique na capa ao lado e visite o link. Faça o cadastro, em seguida o download e leia conteúdo gratuitamente sobre o mundo de suporte técnico no Brazil. A revista agora passa a ser trimestral e não mais bimestral. Mas em tempos de …

A revista SupportWorld agora é gratuita (novamente) para download Leia mais »

Avalie o raciocnio do técnico de suporte antes de contratá-lo

Método Google para selecionar candidatos A maioria dos gerentes de suporte técnico desconhecem técnicas para selecionar um bom candidato a uma vaga. Infelizmente, pois isso proporciona um tremendo desgaste emocional e polí­tico no futuro, caso contrate alguém inadequado para a função. Diante desta situação — selecionar alguém errado —, ele gastará 3 meses para chegar …

Avalie o raciocnio do técnico de suporte antes de contratá-lo Leia mais »

Zeus e a Produtividade: sua capacidade divina de assumir várias formas

É um Deus. É adorado. Assume várias formas. Bueno, vamos primeiro lembrar quem é Zeus, o “king of the gods” da mitologia grega. Se bem que quase todo mundo sabe quem é. O sujeito aquele que, num acesso de fúria ou de justiça, larga lá de cima uma nuvem de raios na cabeça de um mortal …

Zeus e a Produtividade: sua capacidade divina de assumir várias formas Leia mais »

Macrodroid — automatiza rotinas no smartphone e aumenta a produtividade

Aplicativo gratuito minimiza nosso trabalho com tarefas rotineiras Do problema Sempre que saia de casa eu desligava a rede wi-fi (pro celular não ficar catando outras pela rua e gastando minha bateria tentando se conectar) e ligava o Bluetooth para poder atender ligações diretamente pelo microfone e som do carro. Na volta para casa a mesma coisa. Da …

Macrodroid — automatiza rotinas no smartphone e aumenta a produtividade Leia mais »

Como foi o evento de Produtividade da Premier IT

Duas palestras e um debate com duas feras no assunto de Produtividade em TI Prelúdio Fui convidado pela Premier IT (a maior empresa de TI do Paraná) para participar de uma mesa redonda (que de redonda não tinha nada, aliás nem mesa tinha, kkk) com dois profissionais reconhecidos a ní­vel da América Latina sobre o tema “Produtividade …

Como foi o evento de Produtividade da Premier IT Leia mais »

Literatura lida no primeiro trimestre de 2016

O que tio Cohen leu e compartilha com você, querido leitor Business-Defined IT na Era dos Aplicativos: Inovando diariamente Já escrevi sobre o lançamento deste livro do Ricardo Mansur e como ele foi entregue “de graça” — literalmente — aqui no blog. Quem perdeu, perdeu a chance de economizar… Treze reais! Esplêndida obra. E é …

Literatura lida no primeiro trimestre de 2016 Leia mais »

Uma tragédia gauchesca baseada em uma esperança messiânica

Um dos maiores crimes lesa pátria no Sul não é impeachment, mas queimar carne! Quase dez anos me mantive em um vão comportamento messiânico: Que algum dia meu amigo Mauricio Machado, um Senior Engagement Manager (a la putcha que vou levar um par de anos para descobrir o que significa isso em português) da empresa Service Now, aportasse …

Uma tragédia gauchesca baseada em uma esperança messiânica Leia mais »

Aí, mês que vem o maior evento nacional de suporte técnico

Congresso e feira reunindo grandes players do mercado internacional e nacional Pois é… Eu já comprei passagem, falta só hotel agora. Mas não penso em hipótese alguma em faltar ao grande evento nacional onde acontecem palestras, seminários, meetings, exposição de produtos e uma série de eventos paralelos (conversas de bastidor, de sala de aula e …

Aí, mês que vem o maior evento nacional de suporte técnico Leia mais »

Barbada relâmpago da Editora Novatec

Dia 16/04 o Centro de Treinamento da Novatec estará aberto das 9h às 14h para quem quiser comprar livros com grandes descontos! Livros manuseados* (que voltam das livrarias com pequenos defeitos) estarão com 70% de desconto e os livros novos também estarão com ótimos descontos! Endereço do Centro de Treinamento da Novatec: https://ctnovatec.com.br/como-chegar/ Obs.: Será …

Barbada relâmpago da Editora Novatec Leia mais »

O mundo que vem por aí no suporte técnico…

Previsões certeiras de um incompetente oráculo Antes de tudo, perdoem-me pela longa ausência no blog. Minha esposa arrastou-me para o mais longo e demorado perí­odo de férias em toda a minha miúda vida (os motivos, meus ex-alunos o sabem). Fomos para a pení­nsula ibérica ver castelos, castelos e castelos. Nada que eu já não tivesse visto …

O mundo que vem por aí no suporte técnico… Leia mais »

A tecnologia muda, mas o bom gerenciamento não! Será?!

O que pensar sobre o artigo do diretor executivo do Drucker Institute O tí­tulo publicado na HBR foi esse mesmo, só que em inglês: Technology Changes, Good Management Doesn’t Pra quem não lembra, Peter Drucker foi o sujeito que pesquisou e criou a administração cientí­fica no século passado (XX). E fez jorrar da sua cabeça centenas de páginas …

A tecnologia muda, mas o bom gerenciamento não! Será?! Leia mais »

Como diminuir o tempo de espera na fila de atendimento

Situação Por a) mal dimensionamento de equipe ou b) picos de horário em que os clientes/usuários ligam para o suporte, vários deles acabam aguardando (um tempão) para serem atendidos pelos responsáveis numa denominada e já batizada de fila de atendimento. Problema A verdadeira desgraça é que os profissionais da área de suporte técnico (em especial seus gerentes) …

Como diminuir o tempo de espera na fila de atendimento Leia mais »

HDI 2016 – como foi o primeiro dia do congresso nacional de suporte técnico

As coisas mais importantes primeiro! Preciso lembrar que tem curso meu em São Paulo dias 24 e 25 agora com precinhos bem promocionais! COMO ORGANIZAR UM CENTRO DE SUPORTE TÉCNICO https://eventick.com.br/como-organizar-um-centro-de-su Distribuição e demais detalhes OK, pra quem não sabe, existe uma entidade multinacional com filial (ou franquia, não sei bem) no Brazil chamada HDI. …

HDI 2016 – como foi o primeiro dia do congresso nacional de suporte técnico Leia mais »

HDI 2016 — como foi o segundo dia do congresso nacional de suporte técnico

Sequência do relato sobre o Congresso 2016 cujo primeiro dia está aqui. As coisas mais importantes primeiro! Preciso lembrar que tem curso meu em São Paulo dias 24 e 25 agora com precinhos bem promocionais! COMO ORGANIZAR UM CENTRO DE SUPORTE TÉCNICO https://eventick.com.br/como-organizar-um-centro-de-su Palestra 1 – Gestão disruptiva – menos hierarquia e mais resultado O …

HDI 2016 — como foi o segundo dia do congresso nacional de suporte técnico Leia mais »