A gênese do mal relacionamento da software-house com seu cliente — parte 3

Esse texto é uma continuação deste artigo. Rá, pensa que os conflitos surgem apenas nos pontos narrados (cliente não sabe regra de negócio, não sabe usar o seu sistema ou não sabe o básico de informática)? Nhecas, o tumulto possui mais focos de origem. Mas antes, veja que criativo cartum o talentoso André fez sobre […]

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A gênese do mal relacionamento da software-house com seu cliente — parte final

Em artigos anteriores (clique aqui para ler o primeiro) comentei e apontei soluções para os entreveros que acontecem entre os profissionais de empresas de software e seus clientes. Escrevo para os gestores de suporte. Mas também para os proprietários desse tipo de firma. Os melindres e as cenas de pugilato ao telefone/chat/e-mail/Whatsapp surgem de situações

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A IA pode não ser necessária neste momento, mas um chatbot vai bem

Quando eu digo que a IA não é necessária no momento, os arautos da eficiência, modernismo e toda essa bagulhada de expressões corporativas remexem-se nas cadeiras e cerram os dentes. Gera mais comoção que dizer a um cristão que Cristo não existiu. Ou a um judeu que o Holocausto não aconteceu. A questão é que

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A indignação do cliente: por que pagar mais por um suporte melhor?

Quando mais se espalha a ideia de “Customer Success” no Brasil — uma importação norte-americana —, mais clientes ficam revoltados. Choque de cultura! “— Peraí, eu já quito o boleto de mensalidade do serviço/software/plataforma/sei-lá-do-quê e ainda preciso pagar mais para ter um atendimento decente?” Rewind, Cohen! Explicando desde o início Os clientes não são todos

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A Jarra de Pandora no MSP Summit 2024: que segredos serão revelados?

Antes de mais nada, era uma jarra! Não era um baú, caixa ou coisa parecida o presente dado por Zeus a Pandora, esposa de Epimeteu. Vai aprendendo com o velho, ainda que seja um conhecimento inútil. Vai que um dia também faz esse “agá” com um sobrinho teu, haha. MSP Summit é um congresso de

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A jornada de um colega que tinha câncer de próstata

Pois é… Quase todo homem aos 40 anos começa a se preocupar com coisas que, na juventude, não imaginava que existissem. Lembro que comia feito um elefante e era magro pra caramba. Depois que me casei, subitamente, engordei 20 kg. Minha sorte que pesava 64 kg. Mas se fosse o único problema, até seria suportável.

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A maioria dos atendimentos automatizados me dá nizshguit

Nizshguit em ídiche, uma linguagem oriunda do leste europeu, significa ter um mal sentimento, sensação ruim, um treco que beira a raiva, o ódio. A IA generativa está razoavelmente bem dominada para realizar pequenos atendimentos pontuais, isso é notório. Se quero somar 1 + 1, posso entrar num chatbot cognitivo (com IA) e perguntar. A resposta

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A maldição do conhecimento ou… Por que o usuário não se explica direito

Antes de tudo, feliz 2002 para todos. Iniciamos o ano com uma “marolinha” de contágios do Coronavírus, versão Omicron. “Marolinha” é uma expressão do ex-presidente Lula, mas aposto que até o atual, Bolsonaro, gostaria de usá-la. Saberemos mais adiante quantos morrerão afogados nessa “marolinha” e então exerceremos nossas milhares de opiniões contraditórias e cheias de

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