Técnicas de Comunicação: novo curso no meu EAD

É na parte da comunicação que surgem os maiores conflitos entre os técnicos e os usuários. Em geral, trata-se de uma inimiga mortal de qualquer gestor de suporte técnico. Menos conflitos traduz-se em mais renovação de contratos, menos problemas polí­ticos e uma gestão menos preocupada com aspectos comportamentais. E agora existe uma chance de amenizar

Técnicas de Comunicação: novo curso no meu EAD Read More »

Técnica “sanduche” para feedback – não pague mico

Não saia copiando ideias que não fazem o mí­nimo sentido… No curso passado, em São Paulo, eu conversava com os alunos sobre a importância do grupo de atendimento realizar reuniões periódicas de feedback. E um dos colegas – Paulo Renato – me questionou sobre a técnica sanduí­che, pois já ouvira falar dela. De maneira simplificada, ela

Técnica “sanduche” para feedback – não pague mico Read More »

TCC: Elaboração de metodologia para aplicação de ITIL

Um texto de Ronan Bitencourt e Fabrí­cio Izidoro lá das terras de Criciúma em Santa Catarina Como é hábito nesse blog, estou compartilhando mais um TCC para os amigos, enviado pelo Ronan Bitencourt. Trata-se de um trabalho em que os autores explicam uma implantação de ITIL por intermédio da utilização de uma ferramenta (software) destinada

TCC: Elaboração de metodologia para aplicação de ITIL Read More »

Taylorismo sobrevive em nossos Help Desks

O modelo de administração pregado por Frederick Taylor, em 1911, persiste na maioria de nossos centros de suporte Taylor é considerado o pai da administração cientí­fica. Graças a ele e a Ford, nossa produção de bens (e até de serviços) migrou do estilo artesanal para uma linha de produção. Isso aumentou estupidamente a eficiência das

Taylorismo sobrevive em nossos Help Desks Read More »

Tarde de autógrafos – livro ISO/IEC 20.000

Repassando mensagem recebida Pessoal, Conforme prometi estou enviando o convite para o coquetel de Lançamento e noite de autógrafos do meu Livro ISO/IEC 20000 – Gerenciamento de Serviços de TI Teoria e Prática. Será na Livraria Cultura da Av. Paulista, em 16 de Abril. O livro trata da implementação de processos ITIL® para alcançar os

Tarde de autógrafos – livro ISO/IEC 20.000 Read More »