São Paulo e Goiânia: uma palestra (quase) de graça sobre Gamification

Gamification é A forma de motivação do século XXI. Enquanto nos séculos anteriores vimos exemplos do chicote & cenoura, recompensas, etc., (in)felizmente quase nada disso funciona com as Gerações Y, Z e posteriores. Por quê? Por que elas são diferentes, simples assim. Então se você gerencia um centro de suporte técnico ou uma empresa de […]

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Ignorância racional no suporte técnico

Realmente dei-te um nó na cabeça com essa expressão, “Ignorância Racional”, hein? Ignorante e racional de forma simultânea? Cá entre nós, os artigos estão escassos por que dediquei boa parte do meu tempo criativo à construção de um curso EAD sobre Técnicas de Comunicação em Help Desk e Service Desk. Aff, não vou escrever sobre

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Técnicas de Comunicação: novo curso no meu EAD

É na parte da comunicação que surgem os maiores conflitos entre os técnicos e os usuários. Em geral, trata-se de uma inimiga mortal de qualquer gestor de suporte técnico. Menos conflitos traduz-se em mais renovação de contratos, menos problemas polí­ticos e uma gestão menos preocupada com aspectos comportamentais. E agora existe uma chance de amenizar

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O que os vendedores de software de help desk não lhe dizem…

Identifiquei no artigo anterior A paternidade é uma desgraça no Help Desk uma situação muito comum nos centros de suporte. Você pode ler clicando no hyperlink da frase anterior ou… Resumidamente expliquei que o centro de suporte – de forma habitual – é uma área com recursos insuficientes e por isso o gestor, em dado momento, cheio

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eBook de Customer Success para download ” e de graça

O reinado do departamento de Desenvolvimento está chegando ao fim… Quem trabalha em TI sabe bem: por mais que o Suporte Técnico (ou as outras áreas como a de infraestrutura) se esforcem ao máximo, a maior parte dos recursos sempre vai para o Desenvolvimento. E se for numa software-house, eu diria que quase a totalidade

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A paternidade é uma desgraça no Help Desk

Introdução Semana passada almocei com Jorge Machado, diretor da empresa que desenvolve o software e-Desk. Confidenciou-me algumas mazelas que enfrenta. Uma é o fato de corriqueiramente encontrar centros de suporte utilizando aplicativos de registro de chamados feitos em casa. Jorge sorria azedo e dizia perceber um “brilho nos olhos” do gestor quando este citava as

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O livro Customer Success: uma hábil combinação de legos

Em final de dezembro, iní­cio de janeiro, li o livro: Customer Success, como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes. Os autores são Dan Steinman,”Ž Lincoln Murphy,”Ž Nick Mehta e mais um conjunto de colaboradores. Trata-se, até o momento, da bí­blia sobre o assunto.

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Como a GVT implementou Customer Success antes mesmo dele existir

Se você é de uma empresa de telecomunicações, compreenda como ser mais lucrativo Este artigo está baseado no livro Sobre fibras e gente que comprei no formato Kindle em setembro de 2017, na Amazon, pelo valor de R$ 0,00 (isso mesmo!). Se você é cliente dela, volta e meia vem uma oferta simplesmente irrecusável (pelo menos,

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Revista Mercado TI – entrevista sobre Gamification

Leia o texto publicado na revista do Sindicato das Empresas De Tecnologia do Rio Grande do Sul Em novembro a jornalista Glaucia Civa Kirch, graças à intermediação do comandante Donald Reis da empresa Qualitor, contatou-me para uma entrevista sobre o tema Gamification. Mais feliz que gato de açougueiro, expliquei em 400 páginas minha compreensão sobre

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Literatura lida em 2017 – recomendações

Importante: você perceberá que a maioria dos livros não são da área de TI. Acredito que precisamos ter uma noção maior do mundo ao nosso redor. Conhecer filosofia para aplicá-la em nossos ambiente de suporte, assim como narrativas e histórias para poder realizar analogias e comparações. Ainda assim li obras que considerei interessante na área

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Minha palestra no MSP Summit da ADDEE, uma estranha experiência

OK, vamos lá… ADDEE Nunca ouvira falar desta empresa antes do primeiro contato comigo. Naveguei pela internet durante o bate-papo ao telefone e… Continuei não entendo o que a empresa fazia. Frigir dos ovos: contrataram-me para uma palestra no seu evento nacional. Ueba! Pra que lado eu vou? Cruzei os braços, meus ombros subiram mais

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