Sete técnicas de solução de problemas de atendimento ao cliente – com exemplos

Aqui está um artigo de natureza bem prática para profissionais de atendimento. Não é meu, vem do site Help Crunch e o título e link original são: 7 Customer Service Problem-Solving Techniques with Examples Os (ou as) caras escrevem bem e de forma criativa. Claro, são dos EUA (é preciso dar um desconto). E Ucrânia …

Sete técnicas de solução de problemas de atendimento ao cliente – com exemplos Leia mais »

Seu Calcanhar de Aquiles: correlação não é casualidade

Gestores de suporte técnico não gostam de números. É curioso. Somos todos da área das Ciências Exatas, termo que habitualmente remete à Matemática (mas Ciências Exatas englobam também a Fí­sica, Quí­mica, etc.). Supõe-se números, mas eles não exercem grande fascí­nio sobre nós. Nosso entusiasmo e paixão são arrebatados pela Lógica. “Se eu fiz isso e …

Seu Calcanhar de Aquiles: correlação não é casualidade Leia mais »

Seu discurso o compromete; não fale bobagens ou palavras-clichês!

Não me digas palavras em vão! Há um mês encerrei meu contrato com uma reconhecida empresa nacional de e-mail marketing (diz-se lí­der de mercado). Ela me oferecia uma plataforma razoável para envio de e-mails e também acompanhamento do desempenho de cada campanha. Larguei fora (rá, gí­ria das antigas) por que achei que era cara em …

Seu discurso o compromete; não fale bobagens ou palavras-clichês! Leia mais »

Seus processos querem pais. Ou mães!

Gritos abafados: “Eu quero um dono!” É o que reclama todo processo em um centro de suporte técnico. Raramente, infelizmente, como se chorasse ao vento, ele é atendido. Os motivos da orfandade são vários e explorá-los-ei (uau, que mesóclise, pareço o Temer!) neste escrito, mas adianto que o resultado é sempre igual: inúmeros processos esperando …

Seus processos querem pais. Ou mães! Leia mais »

Sexta-feira, dia de sorrir – 3 porquinhos

Sexta-feira, dependendo do centro de suporte técnico, é o dia mais pesado. Quando os projetos atrasados precisam ser encerrados (alto volume de contatos com o suporte) ou quando busca-se uma desculpa para o atraso (“- O Help Desk demorou pra resolver o problema aqui.”). Assim, tome um tempo, assista a cada história dessas de apenas …

Sexta-feira, dia de sorrir – 3 porquinhos Leia mais »

Sexta-feira foi meu primeiro dia de aula

Entre um cardume de piranhas famintas por conhecimento e aprendizado, fui jogado para compartilhar experiência e aprender com a turma. Uma experiência única! Graças à indicação e generosidade de alguns amigos e um quiprocó de vagas, surgiu a oportunidade. Sinopse: Comecei a ministrar aulas no curso de Administração da ESADE (Escola Superior de Administação, Direito …

Sexta-feira foi meu primeiro dia de aula Leia mais »