FOMO ou… O medo de perder o cliente

FOMO é uma sigla oriunda do idioma inglês que significa “Fear Of Missing Out”. Traduzindo, seria algo como “Medo De Perder Algo”. Usar uma abreviatura tipo MDPA não colaria em português, até por que o ambiente corporativo se baba por expressões idiomáticas em lí­ngua estrangeira (CEO, CIO, CFO, Customer Manager e tantas outras). FOMO é …

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Como classificar chamados ou.. A eterna angústia do gestor de suporte

Esta é a perpétua pergunta que ronda os centros de suporte desde os tempos da idade da pedra. Aqueles supervisores que se consideram gestores decididos (voltados para ação) estabelecem uma forma, seja ela desordenada ou não. Algumas semanas depois, de maneira encabulada, se arrependem. Os metódicos, procrastinam-se no assunto e vão levando assim mesmo, enquanto …

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Gamification, por que você está perdendo tempo?

Em 2017 publiquei meu livro Gamification em Help Desk e Service Desk. Após assistir a palestra de Giuliano Machado (já sei, estão cansados de saber disso) percebi que era uma sacada promissora. Como motivar os colaboradores? Como induzir os usuários a acessarem ví­deos e a base de conhecimento antes de abrir um chamado? Como promover …

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A gênese do mal relacionamento da software-house com seu cliente – parte 1

Vou escrever uma sequência de artigos sobre o tema. Primeiro por que tenho cancha no assunto: mantive uma software-house por 30 anos. Não afirmo que fui bem-sucedido em todos os momentos. Daí­ mesmo que posso criticar e visualizar meus erros, compartilhando-os para que não os cometa. Segundo, por que a realidade continua a mostrar que os …

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A gênese do mal relacionamento da software-house com seu cliente — parte 2

Salve. Here we go! Dando sequência ao conjunto de artigos e também frente à retumbante recepção que o primeiro texto teve junto aos amigos, vamos adiante que atrás vem gente. 2 – Nosso usuário desconhece regras de negócio e por isso liga toda hora Aff… É comum o time de suporte se deparar com usuários novatos que, …

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A gênese do mal relacionamento da software-house com seu cliente — parte 3

Esse texto é uma continuação deste artigo. Rá, pensa que os conflitos surgem apenas nos pontos narrados (cliente não sabe regra de negócio, não sabe usar o seu sistema ou não sabe o básico de informática)? Nhecas, o tumulto possui mais focos de origem. Mas antes, veja que criativo cartum o talentoso André fez sobre …

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A gênese do mal relacionamento da software-house com seu cliente — parte final

Em artigos anteriores (clique aqui para ler o primeiro) comentei e apontei soluções para os entreveros que acontecem entre os profissionais de empresas de software e seus clientes. Escrevo para os gestores de suporte. Mas também para os proprietários desse tipo de firma. Os melindres e as cenas de pugilato ao telefone/chat/e-mail/Whatsapp surgem de situações …

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