Do sapo, da cobra e das recompensas no Service Desk

Uma ótica sobre uma estranha deformação de meta x recompensa Há alguns dias troco emails com um colega que administra um centro de suporte de uma empresa que presta serviços de infraestrutura de tecnologia. Ele está preocupado em estabelecer metas justas que ofereçam uma recompensa pelo esforço extra em atingi-las. E eu, em aprender cada

Do sapo, da cobra e das recompensas no Service Desk Read More »

Distribuição da fila de atendimento: não é fácil

Saudações a todos. Que o vírus não tenha batido na porta de sua casa (é uma alegoria, ele não faz isso, OK?). Mas se penetrou, que todos tenham se reestabelecido sem sequelas ou problemas. Debate valioso Dados os votos de saúde, essa semana meu querido e inestimável guru Ricardo Mansur publicou um artigo denominado: Fila

Distribuição da fila de atendimento: não é fácil Read More »

Disponibilidade 100%? Não, não, não!!!

No www.helpdeskday.com.br de Recife, realizado em 07 de novembro de 2006, discutí­amos a métrica de DISPONIBILIDADE DO HELP DESK & SERVICE DESK. Este métrica avalia, de maneira simplificada o seguinte: quando seus usuários ligam para o Help Desk encontram sempre uma linha desocupada para serem atendidos, ou não. Traduzindo: se toda chamada foi atendida, significa

Disponibilidade 100%? Não, não, não!!! Read More »

Dilema do gestor: controle vs. agilidade

Não dá pra comer farinha e assoviar ao mesmo tempo, diz o ditado. Caiu-me na tela um artigo de Terry Bennett intitulado “Digital Dilemma: Control versus Speed and Agility“. Ou seja, “Dilema digital: controle versus velocidade e agilidade”. Muito bem escrito o texto, enxuto e direto ao ponto. Trata-se de um dilema (necessidade de escolher

Dilema do gestor: controle vs. agilidade Read More »

Dica de produtividade: AutoHotKey

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Usuário de Windows querendo aumentar sua produtividade? Para os fascinados por produtividade e teclado, aqui vai minha deixa de sexta-feira: https://www.autohotkey.Com/ The ultimate automation scripting language for Windows Achou! Achou a ferramenta! Eu uso uma série de ações no teclado pré-programadas. Antes dessa, adotara o aplicativo PhraseExpress que sempre me atendeu muito bem, mas… Com

Dica de produtividade: AutoHotKey Read More »

Dias 09-10-11 de maio eu vou exorcizar você, apareça sem medo!

Puxa… São 1.200 artigos neste blog 5 livros publicados Buzilhão de alunos orientados Várias palestras em congressos 40 livros lidos em 2017 Centenas de pitacos em grupos de discussão É por isso que alerto: Dias 09-10-11 de maio tem curso de Gestão de Serviços de Help Desk e Service Desk em São Paulo. Tenho certeza…

Dias 09-10-11 de maio eu vou exorcizar você, apareça sem medo! Read More »

Diariamente queremos pagar menos por competência e mais pela incompetência

As armadilhas irracionais que nosso cérebro nos apronta Quanto não temos como avaliar o custo, buscamos atalhos mentais! Eu acho que esse artigo precisa começar com alguns exemplos. Será mais fácil explicar a teoria da qual vou argumentar (ou explicar, melhor escrevendo). Exemplo 1 – Chaveiro Essa concepção foi dada por Dan Ariely, um famoso

Diariamente queremos pagar menos por competência e mais pela incompetência Read More »