Os filhos de Medusa no suporte de software-houses – uma visão mitológica

Por que o Service Desk em empresas de software não vale nada? Há um tempão atrás, um amigo indicou-me o livro Quem mexeu no meu queijo. Desdenhei. Não era chegado em livros de autoajuda ou fábulas. Era sério. Hoje sou ainda mais sério e maduro e acredito na força dessas histórias, motivo pelo qual me […]

Os filhos de Medusa no suporte de software-houses – uma visão mitológica Read More »

”Os fora da lei” — Porque é tão difcil seguir processos? – uma releitura

Especialistas do blog “ITIL na Prática” caracterizaram uma situação comum em suporte técnico – a dificuldade de obter a execução dos processos conforme projetados A turma do referido blog escreveu um bem-humorado artigo. E mais do que isso, o texto foi direto no fí­gado de quem vivencia tal dificuldade em fazer os processos acontecerem. Infelizmente,

”Os fora da lei” — Porque é tão difcil seguir processos? – uma releitura Read More »

Os hackers, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá?

Yes. O tí­tulo desse artigo é uma paródia com o famoso poema de autoria de Gonçalves Dias. Aquele que todos somos obrigados a aprender na adolescência, nas aulas de literatura brasileira: Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. É uma poesia romântica de um perí­odo

Os hackers, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá? Read More »

Os melhores artigos do primeiro semestre de 2021 sobre suporte técnico

Dezembro é um marasmo cerebral. Antigamente fazia planejamentos para o ano seguinte. Depois um tempo a gente desiste, pois sabe-se lá o que vem por aí. Exemplo: agora é uma ômicron se transvestindo de monstro e assustando meio mundo. Ou mais. Daí que aproveito esse período para aprendizado e revisão de conteúdos que negligenciei. Esse

Os melhores artigos do primeiro semestre de 2021 sobre suporte técnico Read More »

Os melhores artigos do segundo semestre de 2021 sobre suporte técnico

Essa é a segunda parte dos melhores artigos de 2021. A lista do primeiro semestre você encontra em Os melhores artigos do primeiro semestre de 2021 sobre suporte técnico. Recordando, estão divididos em quatro categorias, conforme dispostos abaixo. Comportamentos do gestor Duas Maricotas na pedra e o chatbot – fofocar é uma das teorias do

Os melhores artigos do segundo semestre de 2021 sobre suporte técnico Read More »

Os melhores gerentes são… Chatos!

Saiu na Harvard Business Review artigo de professor de Psicologia nos Negócios Então… O professor Tomas Chamorro-Premuzic, autor de vários livros e artigos cientí­ficos, escreveu um texto na Harvard — The best managers are boring managers — em setembro passado afirmando exatamente isso! Você ficou espantado? Leia mais… Segundo ele, um gerente robô seria capaz de ser

Os melhores gerentes são… Chatos! Read More »

Ou você demite seu cliente ou Pandora escangalha sua empresa

Tenho visitado muitas empresas de tecnologia em função dos meus cursos. Como sou polêmico, às vezes enfio o dedo, sem dó nem piedade, nas feridas acobertadas. Daquelas que ninguém quer falar e todo mundo faz de conta que não existem. Pandora, sua bocó! Só que antes, para caracterizar bem a situação, preciso lembrar a história

Ou você demite seu cliente ou Pandora escangalha sua empresa Read More »

Oxigênio permite a você ser um gestor melhor

Sempre afirmo nos meus cursos: O gestor é o responsável pelos resultados do seu departamento Pode choramingar que a diretoria não lhe proporciona recursos. Pode explicar que os subordinados não se empenham. Pode (tudo pode, tudo pode) afirmar que “mete a mão” até nas tarefas mais simplórias, caso contrário o resultado será ruim. Que foi

Oxigênio permite a você ser um gestor melhor Read More »