Seu Calcanhar de Aquiles: correlação não é casualidade

Gestores de suporte técnico não gostam de números. É curioso. Somos todos da área das Ciências Exatas, termo que habitualmente remete à Matemática (mas Ciências Exatas englobam também a Fí­sica, Quí­mica, etc.). Supõe-se números, mas eles não exercem grande fascí­nio sobre nós. Nosso entusiasmo e paixão são arrebatados pela Lógica. “Se eu fiz isso e […]

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ADDEE MSP Summit 2018 – I’ll be there!

Salve, indiada macanuda! Mês que participarei do MSP Summit 2018, evento organizado pela ADDEE. Ele é SOMENTE para parceiros da empresa, mas não custa nada alertar do acontecimento 🙂 E as inscrições podem ser feitas neste link: https://materiais.addee.com.br/msp-summit-2018 Novamente: exclusivo para parceiros! Abrazon EL CO PS: Eu não estou no Grand Canyon – sou pobre “,

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O Paradoxo do Usuário Ativo em tempos de Customer Success

A orientação de uma das premissas de Customer Success  é encaminhar clientes high-tech a se virarem sozinhos em busca da solução. Quem paga pouco onera a empresa quando telefona ou pede ajuda. Mas é bom os noví­ssimos “Customer Success Managers” estudarem artigos cientí­ficos como… Ops, antes de tudo… Alerta: as motivações deste artigo Cohen acordou feliz

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Ou você demite seu cliente ou Pandora escangalha sua empresa

Tenho visitado muitas empresas de tecnologia em função dos meus cursos. Como sou polêmico, às vezes enfio o dedo, sem dó nem piedade, nas feridas acobertadas. Daquelas que ninguém quer falar e todo mundo faz de conta que não existem. Pandora, sua bocó! Só que antes, para caracterizar bem a situação, preciso lembrar a história

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Até os gurus cometem enganos (ou não)…

Gurus cometerem enganos não é um sacrilégio, nem motivo para crucificações. Tal situação só mostra que também são humanos. Em outubro de 2017 Ricardo Mansur escreveu um artigo com o provocativo tí­tulo “Bob, a terceirização é uma solução ou um problema?“. Obviamente lê-se nas entrelinhas (ou até de forma escancarada) que ele é contra a terceirização

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Rotatividade: pare de correr atrás do rabo e resolva essa pendenga!

Li mês passado uma lista feita pela empresa ManPower. Foi publicada pela revista Exame e apresentava as carreiras onde é difí­cil encontrar profissionais competentes. O link é (tá em português, vai frouxo!): Nestas carreiras é mais difí­cil achar profissionais competentes no Brasil Entre coisas já sabidas como vendedores B2B e tal, em TI estavam listadas

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Pelo amor de Deus, preencha nossa pesquisa de satisfação…

Então… No curso de Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk da semana passada, sabe-se lá por quê, o ponto que bateu forte no grupo foi Pesquisa de Satisfação. Durante os três dias, o assunto ia e voltava como um iôiô na mão de um guri. Parecia o sujeito viciado em chocolate que pede

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