Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo

Essa é uma frase de Schopenhauer. Um filósofo do passado, não de um DJ ou Mc-Alguma Coisa. Mas poderia ser também, não faria mal algum. Mal faria se a gente não pensasse a respeito. Quando sobra tempo, claro. Por que do jeito que anda a vida, mesmo com Internet Banking no celular e não colocando […]

Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo Read More »

TOP FIVE – O que gera mais incidentes?

Saiu na InformationWeek – clique aqui para ler a notí­cia. A empresa SupportSoft realizou uma pesquisa que avaliou dois milhões de incidentes em 20 empresas de atuação global (nenhuma delas foi citada, por isso vamos avaliar a informação apenas a ní­vel de curiosidade). Quais são os principais motivos geradores de chamadas ao Help Desk? Lá

TOP FIVE – O que gera mais incidentes? Read More »

Trabalho duro para oferecer o melhor suporte técnico de ERP do Brasil

A Bohm anota no seu blog o quanto batalha para ser o melhor suporte técnico do Brasil Hoje pela matina li uma “twitada” da Camila, gestora de atendimento ao cliente da Bohm, com o tí­tulo desse artigo. Leia aqui o artigo Pensei que estariam se regozijando por serem o melhor suporte técnico. Algo cheirando a

Trabalho duro para oferecer o melhor suporte técnico de ERP do Brasil Read More »

Transferência negativa, um obstáculo na solução de problemas

Há momentos em que ter resolvido, no passado, problemas similares ao que se enfrenta agora prejudica a solução deste. Robert Sternberg, meu xará, em seu livro Psicologia Cognitiva – obra com quase 500 páginas-, explica isso. Está na Wikipedia: cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada

Transferência negativa, um obstáculo na solução de problemas Read More »

Trapaceando a IA e seu centro de suporte técnico

Todos iniciam o ano desejando “Feliz Ano Novo” para todos. Até, hipocritamente, para seus inimigos. Convenhamos, inimigo é de quem a gente tem ódio, hahaha! Porém, mal 2024 começou e vários terremotos tremeram o Japão. Se é pouco, no dia seguinte em um aeroporto nipônico dois aviões se chocaram. Em terras tupiniquins, dois helicópteros caíram.

Trapaceando a IA e seu centro de suporte técnico Read More »

Traumas no primeiro nível de Service Desk estilo DIRECIONADOR

Existem dois tipos de primeiro ní­vel de suporte técnico: SOLUCIONADOR – aquele que buscar matar o incidente assim que o recebe. Para isso, faz uso de um arsenal de ferramentas como base de conhecimento, controle remoto de estações, bom ní­vel de treinamento naquilo que oferece suporte etc. DIRECIONADOR – quando o primeiro nivel apenas registra

Traumas no primeiro nível de Service Desk estilo DIRECIONADOR Read More »

Treinamento de Gerenciamento de Tempo é uma bobagem nos tempos atuais

Dividir seu tempo em slots de perí­odos é coisa do passado e não funciona Sorry, man and woman que ainda adotam esse estilo de administração. E pior: gastam dinheiro nos cursos presenciais ou virtuais para aprender a ter mais controlar melhor seu tempo. Porém, desculpo os portadores de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e

Treinamento de Gerenciamento de Tempo é uma bobagem nos tempos atuais Read More »

Treinamento – problemas…

Semana passada, mais precisamente na sexta-feira, publiquei um artigo denominado Falha na qualidade dos serviços. Apontando as dificuldades para se prestar um bom serviço, o caule do problema apontava as dificuldades de clientes ao especificar os serviços. E a causa-raiz, nossa questão cultural. Oh, yeah. E um pedaço desse problema cultural patenteado na resistência para

Treinamento – problemas… Read More »

Treinando macacos, educando pessoas

Uau! No retorno destas minhas pequeninas férias encontrei um excelente material. Quero indicar um excelente trabalho de conclusão de curso, elaborado pelo Roberto Cunha, meu xará, para MBA em Gerência de Telecomunicações na Fundação Getúlio Vargas. De uma maneira muito clara e concisa, discorre sobre a vulnerabilidade da segurança sob a ótica das PESSOAS. Apresenta

Treinando macacos, educando pessoas Read More »