Por que certas coisas nunca se resolvem no centro de suporte

(tempo de leitura para usuários assíduos de Instagram: zero min) Certas coisas no centro de suporte nunca morrem, parecem zumbis (durante a pandemia tive uma overdose de Walking Dead, até sonhava com essas p*). Elas não têm prioridade. Ficam pendentes. Para sempre. É interessante ver que, com algum investimento de tempo e/ou dinheiro, seriam solucionadas […]

Por que certas coisas nunca se resolvem no centro de suporte Read More »

Pare de Incentivar o “Teatro da Produtividade” no Trabalho

Algumas variáveis de nosso ecossistema de suporte técnico se combinaram para criar um monstrinho danado que produz resultados irritantes e demoníacos. É antiga a ideia de obrigar os técnicos de suporte a registrarem cada hora trabalhada (aliás, há 40 anos atrás já era assim). Escrevi sobre no artigo Sua empresa é roubada toda semana. Mas

Pare de Incentivar o “Teatro da Produtividade” no Trabalho Read More »

O teste do marshmallow e por que temos péssimos clientes

Estava hoje pela manhã lavando pratos, recolhendo restos da Terça da Tradição (habitual churrasco das terças-feiras à noite) e ensacando o jornal seco inutilizado pelo cão da filha, enquanto a mente trabalhava. E ponderava sobre um bate-papo que terei no feriado com empresários do setor de tecnologia. Qual seria a melhor maneira de lidar com

O teste do marshmallow e por que temos péssimos clientes Read More »

Com automação, seu negócio arrisca perder dinheiro

Ohhhhh… Escrevendo para profissionais de tecnologia que sempre que estão atrás de mais produtividade, eficiência e blá-blá-blá, sou capaz de levar pedradas ao atravessar a rua por colocar um título desses. Ou ser esfolado vivo (figuradamente, claro). Tudo por que a automação é quase sinônimo de mais segurança, rapidez, perfeição etc. Então qual o problema,

Com automação, seu negócio arrisca perder dinheiro Read More »

Integração do novo colaborador, habitualmente um desastre

Em 99% dos centros de suporte técnico a recepção ao novo colaborador é, de certa forma… Nenhuma! Há uma mensagem implícita nisso. E não vou desenhar por que se você me acompanha é inteligente o suficiente para presumi-la. Vamos debater o assunto de forma organizada, amparados num artigo sensacional que pode ler aqui neste link

Integração do novo colaborador, habitualmente um desastre Read More »

Terça da Tradição recebe Edsoft no escritório

OK, vamos às explicações. Terça da Tradição é o apelido das noites de terça-feira, quando sempre ocorre churrasco na minha casa. Com vinho, cerveja, refrigerante, água, cachaça… O que a visita quiser. Tudo acompanhado de translado gratuito de ida e volta para o hotel (por que senão é serviço 1/2 boca). E uma empresa MSP

Terça da Tradição recebe Edsoft no escritório Read More »

Você nunca pensou nisso, mas a ITIL é incompatível com Pensamento Enxuto

O complicado dos “profissionais muito técnicos” é que abraçam os frameworks e melhores práticas sem refletirem a respeito. Então temos professores e consultores falando coisas que, de certa forma, são inconciliáveis. E no caso em questão, o ChatGPT concorda comigo (grandes b* diria um amigo: se o sujeito precisa se apoiar em inteligência artificial é

Você nunca pensou nisso, mas a ITIL é incompatível com Pensamento Enxuto Read More »