
Curso Conceitos de Gamification em Help Desk e Service Desk
Um curso rápido com os conceitos básicos de um método moderno de motivação
Destaques
Gamification é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes, sejam eles usuários/clientes ou analistas de suporte.
Todo jogo tem um objetivo que precisa ser cumprido e, para isso, os jogadores precisam superar obstáculos e seguir suas regras.
A psicologia por trás de um projeto de Gamification revela que existem vários aspectos motivadores para ações do ser humano como dinheiro, competição, desafios, superação e outros.
Curso obrigatório para quem deseja iniciar o projeto dessa natureza em seu ambiente.
Público-alvo
Profissionais de empresas de tecnologia em geral
Carga horária
01 h 15 min
O que aprenderá
- O que é Gamification
- Quais aspectos motivam o ser humano
- Que mecanismos existem nos games que motivam os jogadores
- Como vender o projeto para a diretoria
- Quais as principais críticas aos projetos de Gamification
- Principais livros e curso a respeito
Apresentação | – o que queremos – o que motiva as pessoas – mecanismos de jogos – alertas |
Introdução | -o que é gamification – abandono do método antigo – estímulo a analistas e usuários – estatística de videogames – fatos – prós e contras |
O que motiva os jogadores | – dicionário Houaiss: engajamento – neurocientista Amy Jo Kim – psicólogo Dan Ariely – pesquisador Daniel Pink |
Frameworks | – o que é um framework – lista de alguns frameworks – padrão: — objetivo do negócio e suas métricas — comportamentos desejados — os jogadores — modelo de engajamento — espaço do jogo/jornada/economia — jogar, testar, melhorar |
Críticas e armadilhas | – participação sem consentimento – chocofication – público-alvo errado – competitivo demais – pointsification – exploitationware |
Como vender a ideia para a diretoria | – jogo pode ser interpretado como lazer – show me the money – exercício prático – benefícios secundários |
Literatura recomendada | – lista de livros e sites recomendados |
Exemplos nacionais | – três exemplos nacionais |