Curso Conceitos de Gamification em Help Desk e Service Desk
Um curso rápido com os conceitos básicos de um método moderno de motivação
Um curso rápido com os conceitos básicos de um método moderno de motivação
Gamification é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes, sejam eles usuários/clientes ou analistas de suporte.
Todo jogo tem um objetivo que precisa ser cumprido e, para isso, os jogadores precisam superar obstáculos e seguir suas regras.
A psicologia por trás de um projeto de Gamification revela que existem vários aspectos motivadores para ações do ser humano como dinheiro, competição, desafios, superação e outros.
Curso obrigatório para quem deseja iniciar o projeto dessa natureza em seu ambiente.
Profissionais de empresas de tecnologia em geral
01 h 15 min
Apresentação | - o que queremos - o que motiva as pessoas - mecanismos de jogos - alertas |
Introdução | -o que é gamification - abandono do método antigo - estímulo a analistas e usuários - estatística de videogames - fatos - prós e contras |
O que motiva os jogadores | - dicionário Houaiss: engajamento - neurocientista Amy Jo Kim - psicólogo Dan Ariely - pesquisador Daniel Pink |
Frameworks | - o que é um framework - lista de alguns frameworks - padrão: --- objetivo do negócio e suas métricas --- comportamentos desejados --- os jogadores --- modelo de engajamento --- espaço do jogo/jornada/economia --- jogar, testar, melhorar |
Críticas e armadilhas | - participação sem consentimento - chocofication - público-alvo errado - competitivo demais - pointsification - exploitationware |
Como vender a ideia para a diretoria | - jogo pode ser interpretado como lazer - show me the money - exercício prático - benefícios secundários |
Literatura recomendada | - lista de livros e sites recomendados |
Exemplos nacionais | - três exemplos nacionais |