Pare de Incentivar o “Teatro da Produtividade” no Trabalho

Algumas variáveis de nosso ecossistema de suporte técnico se combinaram para criar um monstrinho danado que produz resultados irritantes e demoníacos. É antiga a ideia de obrigar os técnicos de suporte a registrarem cada hora trabalhada (aliás, há 40 anos atrás já era assim). Escrevi sobre no artigo Sua empresa é roubada toda semana. Mas […]

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O teste do marshmallow e por que temos péssimos clientes

Estava hoje pela manhã lavando pratos, recolhendo restos da Terça da Tradição (habitual churrasco das terças-feiras à noite) e ensacando o jornal seco inutilizado pelo cão da filha, enquanto a mente trabalhava. E ponderava sobre um bate-papo que terei no feriado com empresários do setor de tecnologia. Qual seria a melhor maneira de lidar com

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Com automação, seu negócio arrisca perder dinheiro

Ohhhhh… Escrevendo para profissionais de tecnologia que sempre que estão atrás de mais produtividade, eficiência e blá-blá-blá, sou capaz de levar pedradas ao atravessar a rua por colocar um título desses. Ou ser esfolado vivo (figuradamente, claro). Tudo por que a automação é quase sinônimo de mais segurança, rapidez, perfeição etc. Então qual o problema,

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Integração do novo colaborador, habitualmente um desastre

Em 99% dos centros de suporte técnico a recepção ao novo colaborador é, de certa forma… Nenhuma! Há uma mensagem implícita nisso. E não vou desenhar por que se você me acompanha é inteligente o suficiente para presumi-la. Vamos debater o assunto de forma organizada, amparados num artigo sensacional que pode ler aqui neste link

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Terça da Tradição recebe Edsoft no escritório

OK, vamos às explicações. Terça da Tradição é o apelido das noites de terça-feira, quando sempre ocorre churrasco na minha casa. Com vinho, cerveja, refrigerante, água, cachaça… O que a visita quiser. Tudo acompanhado de translado gratuito de ida e volta para o hotel (por que senão é serviço 1/2 boca). E uma empresa MSP

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Você nunca pensou nisso, mas a ITIL é incompatível com Pensamento Enxuto

O complicado dos “profissionais muito técnicos” é que abraçam os frameworks e melhores práticas sem refletirem a respeito. Então temos professores e consultores falando coisas que, de certa forma, são inconciliáveis. E no caso em questão, o ChatGPT concorda comigo (grandes b* diria um amigo: se o sujeito precisa se apoiar em inteligência artificial é

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Gerenciamento de problemas, um exemplo prático

Muitas vezes vivenciamos um certo temor a tarefas ou pessoas por que seus títulos e o “entorno” é tão pomposo que preferimos nos retrair. Gerenciamento de Problemas é um desses. Quem acessa o Youtube, blogs ou coisa parecida acaba se deparando com uma parafernália de expressões (a maioria em idioma inglês) que dão arrepios e…

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A clusterização de clientes na indústria de Software – parte 2

Esse artigo é uma continuação de comentários sobre o debate A clusterização da experiência dos clientes na indústria de Software promovido pelo HDI e publicado no Youtube. A primeira parte você pode encontrar aqui: A clusterização de clientes na indústria de software – parte 1 Observação sobre o webinar Se for assistir ao vídeo lembre-se

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A clusterização de clientes na indústria de software – parte 1

Deparei-me essa semana com o debate A clusterização da experiência dos clientes na indústria de Software promovido pelo HDI e publicado no Youtube. Bato com certa fadiga nessa tecla de usarmos, na medida do possível, expressões em português em nossa área de suporte técnico. Afinal, segundo a própria descrição do webinar, clusterização é o processo

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