Treinamento – problemas…

Semana passada, mais precisamente na sexta-feira, publiquei um artigo denominado Falha na qualidade dos serviços. Apontando as dificuldades para se prestar um bom serviço, o caule do problema apontava as dificuldades de clientes ao especificar os serviços. E a causa-raiz, nossa questão cultural. Oh, yeah. E um pedaço desse problema cultural patenteado na resistência para […]

Treinamento – problemas… Read More »

Treinamento de Gerenciamento de Tempo é uma bobagem nos tempos atuais

Dividir seu tempo em slots de perí­odos é coisa do passado e não funciona Sorry, man and woman que ainda adotam esse estilo de administração. E pior: gastam dinheiro nos cursos presenciais ou virtuais para aprender a ter mais controlar melhor seu tempo. Porém, desculpo os portadores de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e

Treinamento de Gerenciamento de Tempo é uma bobagem nos tempos atuais Read More »

Traumas no primeiro nível de Service Desk estilo DIRECIONADOR

Existem dois tipos de primeiro ní­vel de suporte técnico: SOLUCIONADOR – aquele que buscar matar o incidente assim que o recebe. Para isso, faz uso de um arsenal de ferramentas como base de conhecimento, controle remoto de estações, bom ní­vel de treinamento naquilo que oferece suporte etc. DIRECIONADOR – quando o primeiro nivel apenas registra

Traumas no primeiro nível de Service Desk estilo DIRECIONADOR Read More »

Trapaceando a IA e seu centro de suporte técnico

Todos iniciam o ano desejando “Feliz Ano Novo” para todos. Até, hipocritamente, para seus inimigos. Convenhamos, inimigo é de quem a gente tem ódio, hahaha! Porém, mal 2024 começou e vários terremotos tremeram o Japão. Se é pouco, no dia seguinte em um aeroporto nipônico dois aviões se chocaram. Em terras tupiniquins, dois helicópteros caíram.

Trapaceando a IA e seu centro de suporte técnico Read More »

Transferência negativa, um obstáculo na solução de problemas

Há momentos em que ter resolvido, no passado, problemas similares ao que se enfrenta agora prejudica a solução deste. Robert Sternberg, meu xará, em seu livro Psicologia Cognitiva – obra com quase 500 páginas-, explica isso. Está na Wikipedia: cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada

Transferência negativa, um obstáculo na solução de problemas Read More »

Trabalho duro para oferecer o melhor suporte técnico de ERP do Brasil

A Bohm anota no seu blog o quanto batalha para ser o melhor suporte técnico do Brasil Hoje pela matina li uma “twitada” da Camila, gestora de atendimento ao cliente da Bohm, com o tí­tulo desse artigo. Leia aqui o artigo Pensei que estariam se regozijando por serem o melhor suporte técnico. Algo cheirando a

Trabalho duro para oferecer o melhor suporte técnico de ERP do Brasil Read More »

TOP FIVE – O que gera mais incidentes?

Saiu na InformationWeek – clique aqui para ler a notí­cia. A empresa SupportSoft realizou uma pesquisa que avaliou dois milhões de incidentes em 20 empresas de atuação global (nenhuma delas foi citada, por isso vamos avaliar a informação apenas a ní­vel de curiosidade). Quais são os principais motivos geradores de chamadas ao Help Desk? Lá

TOP FIVE – O que gera mais incidentes? Read More »

Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo

Essa é uma frase de Schopenhauer. Um filósofo do passado, não de um DJ ou Mc-Alguma Coisa. Mas poderia ser também, não faria mal algum. Mal faria se a gente não pensasse a respeito. Quando sobra tempo, claro. Por que do jeito que anda a vida, mesmo com Internet Banking no celular e não colocando

Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo Read More »

TME – Tempo Médio de Espera (nessa droga de fila)

Da medição das desgraças alheias TME é uma tradução de uma métrica conhecida no exterior como Average time waiting for call to be answered. Está lá na minha pequena bí­blia de métricas, o tradicional Metrics for IT Service Management, uma publicação itSMF de 2006. Em 2008 escrevi sobre o mesmo. Você acessa o artigo clicando

TME – Tempo Médio de Espera (nessa droga de fila) Read More »