Um gestor de suporte dedicado pode ser um grande fracasso!

Leia a frase do meu guru Peter Drucker: A causa mais comum do fracasso é a incapacidade ou a indisposição de um funcionário para mudar, de modo a atender aos requisitos de uma nova posição. O trabalhador intelectual que continua fazendo o que ele fazia com sucesso antes de mudar de cargo está praticamente fadado […]

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Não banque o Narciso! O que o usuário pensa do seu suporte? Saiba via CSAT, NPS e CES

O mito de Narciso Segundo Oví­dio, Narciso era um rapaz plenamente dotado de beleza. Seus pais consultaram um oráculo para saber o destino do menino: ele teria uma longa vida, desde que nunca visse seu próprio rosto. Narciso cresceu orgulhoso e tinha uma arrogância que ninguém conseguia quebrar. As moças desprezadas pediram aos deuses para

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Como manipular a pesquisa de satisfação a seu favor

Oh, yeah. Nos centros de suporte, pouca gente faz pesquisa de satisfação (por isso não se torture se você está nos 90% que não têm tempo ou coragem para isso). Fazer significa analisar os resultados também. Então se você dispara e-mails no encerramento de cada chamado, mas resmunga (com certo ar de alí­vio) que ninguém

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Datamex e Andervan – gigantes renascendo sobre os escombros

Sábado passado (21 de outubro de 2017) ministrei o treinamento FORMAÇÃO DO ANALISTA DE HELP DESK E SERVICE DESK na cidade de Rio Grande/RS. E me veio a calhar a ideia de explicar o conceito do verso musical e gauchesco “Não podemos se entregá pros home, mas de jeito nenhum amigo e companheiro“. Obviamente, música

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Você, hein? Não participou do meu último workshop sobre gamification. Agora olha isso…

Nissan, Gerdau e Stefanini adotam Gamification Eu ensinando por uns pila generosos e você sem tempo de empregar o que tem de mais moderno para motivar sua turma aí­ do suporte técnico (e até dos usuários). Vá lá, veja se o artigo do Rodrigo Loureiro da IstoÉ Dinheiro publicado dia 12/10/2017 consegue lhe motivar: https://www.istoedinheiro.com.br/brincadeira-de-gente-grande/

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Firefox Quantum – simplesmente inacreditável

A nova versão beta do Firefox é inacreditável. Por quê? Por que ela é rapidí­ssima. Lembra de quando foi lançado o Chrome e o quanto era rápido? Surpreenda-se como eu também fiquei. Duas vezes mais rápido, 30% menos memória. Visite https://www.mozilla.org/en-US/firefox/quantum/  Navegação bem mais rápida meeeeeeeesmo. Abs EL CO      

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Cheio da prepotência, se ferrou… funcionário do TCE roda script e danifica dados!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Aconteceu no TCE da Amazônia mais um caso de grande mancada Leia o texto em Execução indevida de um script no PostgreSQL apaga 16,5 mil processos do TCE-AM Resumo da ópera (ou tango) trágica Alguém executou um script sobre a base oficial de dados do TCE AM. Ferrou com 16 mil processos. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text] 16.000 é

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JITSI – uma plataforma de teleconferência gratuita. E boa.

Encontrei finalmente o ambiente ideal para workshops e aulas remotas. No último HDI 2017 conversei com vários profissionais no evento perguntando sobre como ministravam aulas de maneira remota (webmeeting). As respostas foram as mais variadas: Hangouts, Skype, Appear.in e até as pagas como Webex, Teamviewer, etc. Bom, procurei pra caramba. Eu não queria fazer um

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Exceder as expectativas do cliente é uma baboseira irracional. Saiba por quê.

Saiba por que não se deve fazer mais do que o prometido ao cliente/usuário! Lugar-comum: “Encante seu cliente” A maioria das áreas de suporte (e das empresas) que conheço têm esse lema. Surpreender, encantar, fazer mais do que o obrigatório, oferecer um suporte que vá além, blá-blá-blá. Mantra herdado de livros, artigos de internet e

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Desenvolvedora de software investe em gamificação

Não sei se existe tradução de Gamification para o português, mas está lá no Baguete Digital Nesta notí­cia, uma empresa de software baseou-se nos escoteiros (pombas, no meu livro não, onde tem tudo mastigadinho e explicadinho?) para criar um game “Mestre dos Códigos” a fim de incentivar os programadores a se puxarem. São 120 pessoas,

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