A dança dos fatos: os donos da verdade e seus jogos perigosos

Um dos primeiros slides que existem nos meus cursos declara: Eu não sou o dono da verdade. Tenho muita experiência na área, escrevi vários livros, mas nem sempre aquilo que penso se encaixa perfeitamente no contexto ou situação do aluno. Mestres seguem essa compreensão (acho), apesar de eu não ser mestre. Já gurus têm certeza […]

A dança dos fatos: os donos da verdade e seus jogos perigosos Read More »

Novo gestor de suporte, fuja da salada de ideias de gestão

Todo novo gestor de help desk ou service desk tem um anseio por destacar-se. Recentemente promovido ou recém-contratado, quer demostrar que a decisão da diretoria (e principalmente, o investimento no salário e benefícios) foi acertada. Põe-se a ler incontáveis artigos na internet, comprar livros dos mais variados temas, inscrever-se em 30 cursos on-line gratuitos, investe

Novo gestor de suporte, fuja da salada de ideias de gestão Read More »

Download de slides – palestra 10 dicas de psicologia em atendimento

Saudações, sobrinhos e sobrinhas. Dia 20 de outubro realizei uma palestra — patrocinada pela empresa Milvus — sobre 10 dicas em atendimento na área de Help Desk e Service Desk. Descrevi o evento com detalhes, e você pode ler, caso ainda não o tenha feito, em Milvus Summit 2023 – como foi – parte 1.

Download de slides – palestra 10 dicas de psicologia em atendimento Read More »

Milvus Summit 2023 – como foi – parte final

Essa é uma continuação da descrição do evento Milvus Summit. A parte 1 está neste link e a parte 2 neste outro link. Agora escrevo sobre as palestras da tarde em ordem cronológica. Palestra de Sergio Ricardo Santos – Equilíbrio para uma vida em tecnologia Ele apresentou uma série de conclusões sociológicas envolvendo-nos, seres humanos, e

Milvus Summit 2023 – como foi – parte final Read More »

Download de slides – webinar Pesquisa de Satisfação

Saudações, sobrinhos e sobrinhas. Ontem realizei esse webinar — patrocinado pela empresa Service Up — que faz implementação de aplicativos de software livre como ZNUNY,  OTOBO e GLPI. Os dois primeiros são forkings (leia na Wikipedia o que é isso) do poderoso OTRS que resolveu fechar o seu código-fonte. O GLPI é bem conhecido também

Download de slides – webinar Pesquisa de Satisfação Read More »

Milvus Summit 2023 – como foi – parte 2

Essa é uma continuação da descrição do evento Milvus Summit parte 1 apresentada neste link. Agora escrevo sobre as palestras da manhã em ordem cronológica. A concentração durante elas foi intensa; nem dava pra tomar café sem perder algo valioso. Prelúdio Havia fila: fora do MASP. Parecia show de rock ou promoção “os 1.000 primeiros

Milvus Summit 2023 – como foi – parte 2 Read More »

Não faz Pesquisa de Satisfação? Depois não entende, né…

Salve, sobrinhos, sobrinhas e amigos em geral. É a sina dos técnicos de suporte técnico (e da maioria dos colaboradores nerds de TI). Achar que está fazendo certo e não compreende por que vive debaixo de um dilúvio de reclamações diárias. Amanhã, 25 de outubro, às 19:00, tem um bate-papo sobre Pesquisa de Satisfação. Você

Não faz Pesquisa de Satisfação? Depois não entende, né… Read More »

Eventos de suporte técnico em outubro e novembro de 2023

Oiá, a coisa anda agitada, pessoal. Segue pequeno calendário dos que conheço: Data Evento 19-20 de outubro MSP Summit em São Paulo Promovido pela ADDEE e com foco na melhoria da prestação de serviços dos MSPs. 20 de outubro Milvus Summit em São Paulo O grande fabricante de soluções para ITSM oferecendo para a comunidade

Eventos de suporte técnico em outubro e novembro de 2023 Read More »

OFF: Leviatã, não gosto de você, mas o dever lhe chama

Assisto, incrédulo e apalermado, aos fatos acontecendo no mundo. Se achávamos que nossos problemas era a inflação, a polarização entre Lula e Bolsonaro, se devemos ou não usar o carregador do Android no novo iPhone e debates similares, nossos problemas são medíocres frente ao que acontece no planeta. Obviamente desconheço as forças “ocultas” que movem

OFF: Leviatã, não gosto de você, mas o dever lhe chama Read More »

Nômades da pior idade – Buenos Aires, parte final

Aqui a sequência iniciada de 2 artigos anteriores: Nômades da pior idade – Buenos Aires, parte 1 Nômades da pior idade – Buenos Aires, parte 2 E comentários a respeito. Relembrando Depois de alguns anos visitando países pelo exterior como típicos turistas (EUA, Chile, Holanda, Israel, Itália, Portugal, Espanha etc.) percebemos que parecíamos baratas correndo

Nômades da pior idade – Buenos Aires, parte final Read More »

Gestor de suporte não deveria se ocupar com a experiência do cliente

Duas hypes estão em moda — chega a ser um pleonasmo (redundância de termos no âmbito das palavras) — que são a) inteligência artificial generativa e b) experiência do cliente. Hype, pra quem desconhece a expressão, significa a promoção extrema de uma pessoa, ideia ou produto que geralmente dura por um pequeno espaço de tempo.

Gestor de suporte não deveria se ocupar com a experiência do cliente Read More »