Gamification, por que você está perdendo tempo?

Em 2017 publiquei meu livro Gamification em Help Desk e Service Desk. Após assistir a palestra de Giuliano Machado (já sei, estão cansados de saber disso) percebi que era uma sacada promissora. Como motivar os colaboradores? Como induzir os usuários a acessarem ví­deos e a base de conhecimento antes de abrir um chamado? Como promover […]

Gamification, por que você está perdendo tempo? Read More »

Como classificar chamados ou.. A eterna angústia do gestor de suporte

Esta é a perpétua pergunta que ronda os centros de suporte desde os tempos da idade da pedra. Aqueles supervisores que se consideram gestores decididos (voltados para ação) estabelecem uma forma, seja ela desordenada ou não. Algumas semanas depois, de maneira encabulada, se arrependem. Os metódicos, procrastinam-se no assunto e vão levando assim mesmo, enquanto

Como classificar chamados ou.. A eterna angústia do gestor de suporte Read More »

Não, não é o emprego, meu guru!

Em setembro meu guru Ricardo Mansur escreveu um texto provocativo intitulado É o emprego, estúpido!. Coisa rara adotar expressões tão fortes como o substantivo masculino em questão. Comprometi-me a apresentar meu contra-arrazoado naquele mesmo mês, mas meus múltiplos projetos (não posso me aposentar antes dos 140 anos!!) sorveram meu tempo disponí­vel. Dezembro Agora estamos no

Não, não é o emprego, meu guru! Read More »

A personalidade de 2018 na área de suporte técnico

Todo ano (desde 2017) realizo uma parada nas minhas atividades profissionais e fico a pensar… Quem foi o personagem de nossa área que realmente chacoalhou minhas ideias durante o ano? Claro, seria um embuste imaginar que sei o que mais impactou o mercado, até por que não estou em todos os lugares e em todos

A personalidade de 2018 na área de suporte técnico Read More »

Surge um concorrente para o Congresso HDI: JTI

JTI é a sigla de Jornada de TI Hospitalar, evento de um dia (por enquanto) organizado pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Objetivo: promover o conhecimento das variadas aplicações tecnológicas na área da saúde. O evento aconteceu ontem, quarta-feira, dia 05 de dezembro de 2018. Um espetáculo. Uma plateia

Surge um concorrente para o Congresso HDI: JTI Read More »

Algo raro: webminar de graça pra vocês, hoje, 10:30

Dá-lhe… Patrocinado pela empresa Desk Manager, participe deste webminar bastando chegar no link abaixo e conversar comigo durante uma hora sobre… Dicas para 2019 que está logo ali, aguardando você em poucos dias para um novo reiní­cio de carreira. 10 recomendações importantes para 2019 nos centros de suporte técnico https://www.youtube.com/watch?v=FdlQvY0_7H8 Te mexe. Vai no banheiro

Algo raro: webminar de graça pra vocês, hoje, 10:30 Read More »

Média aritmética, mediana e moda – as primas endiabradas nas métricas

Todo mundo sabe que é importante medir. OK, alguns, como o ponto-fora-da-curva Giuliano Machado, abandonam várias métricas para restringir-se a algumas. Mas isso é por que ele está próximo do Olimpo. E também por que já trilhou o caminho que muitos gestores de suporte ainda nem compraram sapatos para isso (ele já foi aos EUA,

Média aritmética, mediana e moda – as primas endiabradas nas métricas Read More »