Lisa Genova, neurocientista, explica por que usar uma base de conhecimento

Nas horas vagas fico vagando pelos TED Talks. Báááá, puxa Robertinho. Que combinação medí­ocre de palavras, vagas e vagando. Só que curiosamente ambas possuem etimologias – origem das palavras – diferentes! Hoje pela manhã, nessa friaca de 5 graus, encontrei 22 minutos da Lisa Genova. Ela é uma neurocientista que tem muito a nos ensinar […]

Lisa Genova, neurocientista, explica por que usar uma base de conhecimento Read More »

Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo

Essa é uma frase de Schopenhauer. Um filósofo do passado, não de um DJ ou Mc-Alguma Coisa. Mas poderia ser também, não faria mal algum. Mal faria se a gente não pensasse a respeito. Quando sobra tempo, claro. Por que do jeito que anda a vida, mesmo com Internet Banking no celular e não colocando

Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo Read More »

Suporte técnico: entre a cruz e a espada

Pouca gente conhece a origem da expressão, mas ela vem da Idade Média e o movimento de Inquisição da Igreja Católica na sua obsessão de converter todos para o catolicismo. Ou o sujeito topava se converter, ou seria morto, pois era considerado um herege (dicionário Houaiss: “quem professa doutrina contrária ao que foi estabelecido pela

Suporte técnico: entre a cruz e a espada Read More »

Faltam programadores e as softwares-houses apenas rezam

Essa é uma crônica de uma morte anunciada, como o tí­tulo da obra de Gabriel Garcí­a Márquez. Muita gente diz que perderemos a corrida tecnológica para os outros paí­ses do BRICS etc. (nem falo do primeiro mundo!) por falta de profissionais de tecnologia. Os grandes players de mercado (Google, Microsoft etc.) oferecem cursos online gratuitos.

Faltam programadores e as softwares-houses apenas rezam Read More »

Futebol e Help Desk – quando ficam bons, vão embora

Dia desses me deparei com uma resposta bem comum. E frustrante. Eu estava vendendo assinaturas da plataforma 4HD.SPACE para uma empresa e a gerente disse: “Não vale a pena investir em capacitação dos técnicos, pois eles ficam bons, melhores e arrumam outros empregos fácil, fácil, nos deixando na mão.” Divagações futebolí­sticas De certa maneira, é

Futebol e Help Desk – quando ficam bons, vão embora Read More »

Falconi fala sobre a pandemia e eu, da correlação com o Service Desk

Poizentão… Em 26 de junho de 2020 a revista Veja entrevistou Vicente Falconi, considerado um guru de negócios para muitos empresários nacionais. Sem politizar o tema, ele explicou problemas no combate à pandemia sob o ponto de vista gerencial. Farei um breve resumo de suas ideias e depois uma associação delas com nossos ambientes de

Falconi fala sobre a pandemia e eu, da correlação com o Service Desk Read More »