Currículo Resumido de Roberto Cohen

ROBERTO COHEN, especialista em Help Desk / Service Desk / Support Center, realiza treinamento, consultoria e palestras na temática. Atua na área de suporte há 25 anos e treinou mais de sete centenas de profissionais nos últimos quatro anos.

  1. Autor do livro ‘Implantação de Help Desk e Service Desk’
  2. Autor do livro ‘Gestão de Help Desk e Service Desk’
  3. Autor do e-livro ‘Os melhores artigos numa déc. de Service Desk’
  4. Autor do livro “Métricas para Help Desk e Service Desk”
  5. Autor do livro “Gamification em Help Desk e Service Desk”
  6. Palestrante-âncora em mais de 45 eventos Help Desk Day
  7. Pós-graduado em Psicologia nas Organizações
  8. Pós-graduado na Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos
  9. MBA em CSC – Centro de Serviços Compartilhados
  10. Prêmio Nacional de Telesserviços 2008 pela ABT
  11. Mantém blog nacional sobre a temática de Help Desk e Service Desk
  12. Bloguista do ItWEB sobre Help Desk e Service Desk
  13. Autor do estudo ‘Competências preferidas para Help Desk e Service Desk’
  14. Fundador da SIAL Software (Fireman – Help Desk Software)

Biografia Profissional

robertocohenRoberto Cohen iniciou suas atividades em informática na Procempa – Cia de Processam. de Dados do Município de Porto Alegre, com os antigos mainframes IBM. Após um ano, passou para o time de desenvolvimento de sistemas do Banco Iochpe, onde desenvolveu sistema de automação bancária e prestava suporte aos usuários-internos.

Em 1983, é contratado pelo GBOEX, onde comanda uma equipe de cinco técnicos no suporte técnico e atendimento a usuários, implantando uma nova geração (na época) de produtos, como VM/AS, SQL e outras facilities. Dali parte para trabalhar na Edisa / HP, em um processo arrasador de angariamento de novos clientes e suporte técnico por todo o estado do Rio Grande do Sul, em função da reserva de mercado e do sistema operacional EDIX.

Em 1986, ingressa na Computer Associates, tornando-se responsável pela filial em Porto Alegre. Mantém contato com padronização, métodos e recursos organizacionais típicos americanos.

Em 1988, funda a empresa SIAL Software, onde desenvolve o produto Fireman, o qual se torna rapidamente o Líder Nacional em Software para Help Desk. Durante os primeiros tempos da empresa, presta serviços de informática no Tribunal de Justiça do RS, onde coordena o desenvolvimento de sistemas na Corregedoria-Geral da Justiça e serviços de help desk e suporte técnico à todas as comarcas e usuários do estado. Compôs a mesa-diretiva da Assespro/RS por dois biênios. Foi sócio-fundador do Pólo de Informática do RGS – Softsul.

A partir da rápida expansão de mercado para o produto Fireman, novos módulos são desenvolvidos sob sua coordenação. Mais serviços são exigidos pelos clientes, como consultoria para implantação de Help Desk. Associa-se ao Help Desk Institute norte-americano para aquisição de conhecimento ainda mais especializado sobre a temática.

Em 2003, as consultorias informais passam a seguir método mais rigoroso, com o início dos cursos de “Introdução ao Help Desk”, onde busca oferecer ao mercado profissional um conteúdo básico para execução das atividades rotineiras de um departamento de Help Desk, seja ela de suporte técnico interno ou externo.

Formado no curso superior de Engenharia Mecânica da Pontíficia Universidade Católica do RS (PUC-RS). Pós-graduado em Psicologia nas Organizações pela PUC-RS. Faz especialização em coordenação de Dinâmica DOS Grupos pela SBDG.

Promoveu a fundação da primeira entidade nacional especializada na temática de Help Desk e Suporte Técnico: HDO, onde fazia parte da diretoria executiva. Vendeu para sua sócia.

Criou o 4HD, uma maneira diferente de aprendizado de Help Desk e Service Desk através da Andragogia: muitos exercícios de dinâmica de grupo para os participantes se engajarem no debate e estudo.

Escreveu o livro Implantação de Help Desk e Service Desk, sucesso de vendas pela editora Novatec.  E depois vieram Gestão de Help Desk e Service Desk, Uma década de artigos de Help Desk e Service Desk (pela Amazon).

Biografia Pessoal

Roberto Cohen é reconhecido no Rio Grande do Sul por ser um dos disseminadores da cultura gaúcha pela internet, tendo ganho medalha de entidade nacional por estes serviços.

Mantém com recursos próprios a Página do GaúchoO MAIOR site sobre a cultura GAÚCHA na internet, com uma visitação superior a 70.000 pessoas por mês.

Casado há vinte e tantos anos. A esposa é psicóloga, a filha preferida é psiquiatra e a outra filha, a predileta, cursa também psicologia.

Mora, por mês, três semanas no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo. Seu esporte preferido é a natação e aprecia os escritores clássicos russos como Gogol, Dostoievski, Tchekov, Tolstoi e outros.

Maiores detalhes e curiosidades em biografia pessoal.