Datamex e Andervan – gigantes renascendo sobre os escombros

Sábado passado (21 de outubro de 2017) ministrei o treinamento FORMAÇÃO DO ANALISTA DE HELP DESK E SERVICE DESK na cidade de Rio Grande/RS.

E me veio a calhar a ideia de explicar o conceito do verso musical e gauchesco “Não podemos se entregá pros home, mas de jeito nenhum amigo e companheiro“.

Obviamente, música sí­mbolo de persistência, tenacidade e, de certa forma, aliança.

Dos iní­cios, entonces…

Sobre Rio Grande

Rio Grande é uma cidade que se localiza no fim geográfico do mesmo, o que significa que foi um bastião habitual de peleias e lutas contra os espanhóis em priscas eras, dado que um pouquito mais pra lá, colonos de idioma hispano povoavam o estabelecimento de Uruguai e Argentina.

Ela viveu seu esplendor econômico em dois momentos do meu paí­s (o Rio Grande do Sul, claro).

Não querendo dar aula de história, mas o perí­odo econômico das charqueadas (iní­cio do século 19) foi um deles.

A carne salgada era exportada para Sorocaba e seguia para as Minas Gerais a fim de alimentar os escravos.

Aconteceram outros momentos de viço financeiro e cultural, como da industrialização de carnes da região, da presença petrolí­fera da Ipiranga na área, da indústria pesqueira, do superporto, mas o novo boom veio mesmo…

Com a construção das plataformas navais que engendrou uma grande migração de novos habitantes para a cidade e gerou de empregos, aparição de novas empresas complementares ao ecossistema naval, etc.

Mas com o advento da corrupção generalizada no governo federal (casos Odebrecht iniciando o empurrãozinho nos dominós), desgraçou-se em grana a cidade mais uma vez.

Mas nem por isso “se entregou pros home!“.

Andervan Viçosa

E então uma dessas coisas que todo mundo fala, mas ninguém faz…

Aconteceu.

Todos falam que em épocas de crise é preciso se reinventar, se mexer, criar novas ideias, inovar, etc.

Porém o que se percebe na população em geral é uma indignação que desemboca numa estagnação. Uma letargia, uma falta de forças para se mobilizar e produzir as ações descritas no parágrafo anterior.

Após ver o governo do meu paí­s parcelar os salários dos funcionários públicos pela 23a vez (desde o iní­cio de seu mandato), minha esposa puxou-me a orelha e perguntou qual colaboração eu estava a dar para o reerguimento do meu Rio Grande do Sul.

Decidi colocar o preço dos cursos aqui nos pagos a 1/3 do valor que considero justo. Tem dado certo para ajudar a qualificar os profissionais gaúchos. Mas…

O que vale mesmo é a mobilização de lí­deres regionais para que as coisas aconteçam.

E foi o que Andervan Viçosa fez.

Datamex

A Datamex é uma empresa da cidade de Rio Grande que desenvolve software para a gestão de empresas da área de Logí­stica, com foco em Transportadoras e Armazéns Gerais. Ela nasceu dentro do provedor regional lí­der de acesso à internet: Vetorial Internet.

Andervan é o gestor de suporte técnico que identificou uma oportunidade e mobilizou os diretores de 3 empresas (Datamex, Vetorial e Ponto Técnico) locais e convenceu-os que seria interessante levar meu curso até a cidade.

É claro que tal ação beneficiou meu negócio, porém…

O foco é outro.

Quantas e quantas empresas de TI se reúnem em suas cidades para servirem-se das chances de levar meu curso até lá? Quantas realmente o fazem?

A incapacidade de mobilização é generalizada. Não só do povo no aspecto polí­tico, mas de todos.

A civilização do espetáculo (espetacularmente representada no filme O Abutre) prefere saber que o cinto-desejo de Anitta está em todas ou que que a Ivete Sangalo mostra barrigão de grávida na piscina  – absorve os interesses e conduz a uma paspalhice geral.

Sério!

Isso foi capa do UOL de hoje, um dos maiores portais de conteúdo da internet.

E se está lá, é por que tem procura. 🙁

Um exemplo do que acontece em nosso mundo…

Um amigo adicionou-me a um grupo de Whatsapp para debates sobre atendimento e “Customer Success” (as aspas são ironia minha).

Todos os membros são ilustrados no assunto, mas incapazes de se envolver num debate profí­cuo.

Quando instiguei um, a polêmica que tentava fomentar desmanchou-se como gelatina ao sol.

A prática consolidada no grupo é postar fotos de slides de palestras, filmes do Youtube, recomendar o acréscimo de novo especialista ao grupo, mas…

Pensar em conjunto, nada!

Aplausos e congratulações a Andervan

Assim, louvo a ação de Andervan.

Que o germe (easy, friends: de germinar) de sua iniciativa impacte outros ali e aqui e que, malgrado a classe polí­tica continuar a fazer das suas, possamos desapegar dessa lama endurecida e seca e movermo-nos para um futuro melhor.

Como deixar de admirar Andervan e as empresas que o apoiaram diante de tanta inércia?

Quarta-feira inicia-se novo curso de GESTÃO DE SERVIÇOS PARA HELP DESK E SERVICE DESK em São Paulo.

E não, não existem mais vagas por que existem profissionais (espero que você seja um) que sabem que onde o importante não é absorver conhecimento, mas saber como usá-los.

Well, a gente ainda se vê 🙂

Abrazon

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *