Acordei em um mundo estranho essa manhã

A voracidade do governo, seja ele municipal, estadual ou federal, não tem fim…

O despertador tocou 06:00 em ponto. Mas em função da velhice adiantada, já estava acordado a examinar as fissuras do gesso no teto. Mas gosto de ouvi-lo buzinar ao meu lado. Talvez pelo prazer de dizer “— Cheguei primeiro, cheguei primeiro!”. Como ele é meu despertador, se pudesse responderia: “— Mas é um babaca mesmo.”.

fernando-caruso-2Na hora do café, olhando da minha sacada para o mundo, abri o tablet com as notí­cias. E meus olhos, semi dormentes, foram se arregalando até eu parecer o Fernando Caruso.

Se não me acreditam, preparem os colí­rios, OK?

Prefeitura de Florianópolis

Prefeitura de Florianópolis volta a restringir marca de cerveja na praia (Folha de São Paulo do dia 24/10)

Resumo:

Esta prefeitura apanhara feio, no ano passado, do Procon por obrigar os vendedores de quiosques, etc. a venderem somente Nova Schin. Chama de “patrocí­nio”, mas é uma forma ordinária e esculachada de faturar uns pilas a mais e fazer ingresso de caixa, sem realizar aquilo que deveria fazer:

Gerenciar melhor os pila dos muní­cipes.

Como “gesto de liberdade”, a prefeitura permite que o vendedor comercialize mais UMA marca adicional de seu interesse. Mas apenas UMA, não vá abusar…

Fico pensando na questão teórica da situação, da baixaria que é obrigar alguém a beber uma cerveja que não goste, única e exclusivamente por que a prefeitura decidiu. E da intrusão no negócio do sujeito que deseja vender cervejas premium para determinado público que se interesse e…

Por outro lado, a questão prática: o sujeito encomenda uma caixa de Schin e 300 de outra marca. Ou que acontecerá se acabar todo o estoque da nova Schin? Será multado?

Vamos a mais um caso de ridí­culo.

Câmara Municipal de Porto Alegre

Projeto que regulamenta o Uber é aprovado por unanimidade (Zero Hora do dia 24/10)

Obra da colenda entidade.

Entre outras decisões estapafúrdias e sem nexo:

  • Somente carros emplacados em Porto Alegre podem ser Uber na cidade (mas o sujeito que é contador, mora em Canoas, mas trabalha em Porto Alegre pode?!).
  • O motorista pagará uma taxa mensal à prefeitura (independente da quantidade de horas que trabalhe, mesmo que somente no final de semana).
  • Só poderá existir um motorista por veí­culo cadastrado e…

Bom, nem taxistas gostaram. Nem o Uber. Nem a população.

Só a prefeitura ficou faceirinha pois morderá mais uma beira e, quem sabe, recolha essa árvore que você vê abandonada na minha rua há dias (não podemos retirar por conta, isso somente a prefeitura pode fazer, ai ai ai).

arvore

Ou seja: uma ideia disruptiva que barateou os custos aos porto-alegrenses no acesso ao transporte, que retirou veí­culos das ruas (minha filha disse que é mais barato ir e voltar de Uber ao consultório do que pagar estacionamento), se tornará mais cara por quê…

A prefeitura não quer gerenciar adequadamente seus ganhos, preferindo morder em tudo quanto é lado.

Manifestação em Porto Alegre (Globo.com de 24/10)

Manifestação contra PEC 241 causa bloqueio em Porto Alegre

bloqueio-mauaNem tudo são flores nessa PEC, mas o principal é a obrigação de gastar somente o que arrecada.

A indiada que foi brigar pelo contra nessa manifestação esquece que não tendo incentivos para gerir o que ganha, a voracidade das entidades governamentais se alastrará por tudo.

Em especial nas ideias boas que surgem (como o Uber) e até coisas idiotas (somente uma marca de cerveja na praia) para saldar as suas dí­vidas por má gestão.

Vou torcer para acordar amanhã em um mundo diferente.

Ou tomar a decisão de parar de ler notí­cias no tablet, hahaha.

Abs

EL CO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *