Confirmation Bias – a desgraçada cegueira do gestor de suporte

Existe um conceito bastante conhecido na psicologia chamado de CONFIRMATION BIAS ou, na tradução, VIÉS (tendência, propensão) DA CONFIRMAÇÃO.

O que é isso?

Funciona da seguinte maneira:

No meu último curso em São Paulo, agora em junho, sabe-se lá por que cargas d’águas, meu guru Ricardo Mansur exclamou que educação tem grande influência no PIB de um paí­s. Eu falei que não era bem assim e apresentei alguns argumentos.

Em meu retorno, depois de alguns dias, sou bombardeado pelo Mansur, através de e-mail, com novos argumentos e links de acadêmicos, inclusive de Prêmio Nobel de Economia, demonstrando a relação direta entre os dois fatores.

search-googleO que faço? O que faço?

Cato na internet uma penca de outros artigos que demonstram uma visão contrária.

Paí­ses com PIB grande, feito o Brasil que estava em nono lugar no mundo em 2005, e educação mixuruca. Ou aqueles com educação esplêndida e PIB per capita miserável.

Aleguei que a economia também depende de outros fatores, como da geografia, qualidade da educação, possibilidade de inovar, as empresas existentes, etc.

Esse artigo não está interessado em qual dos dois está certo (é óbvio que sou eu, kkk). Mas como é possí­vel “Googlar” e encontrar argumentos que suportem seu viés (daí­ o nome de viés da confirmação).

Pior: a pessoa passa unilateralmente a desprezar os artigos encontrados que refutam sua teoria, sua posição. Isso por que detona com o nosso ego.

lua-fakeDaí­ que se você quiser, encontrará artigos que o Holocausto não aconteceu. Que o pouso na Lua foi uma encenação. Que o Brasil melhorou (ou piorou) com o PT no comando. Depende apenas do que você deseja provar. E pra consolidar, encontrará amigos muito inteligentes que penderão para um ou outro lado.

In fact, a ideia deste artigo é mostrar como amenizar o seu viés, por que ele pode ser perigoso na tomada de decisões (seja para comprar ações de uma empresa ou contratar um funcionário para o seu centro de suporte que, apesar de todos os argumentos contrários, você vê nele “salvação”, kkkk).

No passado, quando eu era mais ativo na manutenção do MAIOR site sobre a cultura GAÚCHA na internet, recebi um e-mail curioso:

Um sujeito questionando se achava correto o patrão (presidente) do CTG (clube de gaúcho) alterar o estatuto de eleição da primeira prenda (rainha) para que ela pudesse ser reeleita. É claro, ele não estava atrás de informação, mas de confirmação para impedir tal processo.

Se ainda não está satisfeito, leia os exemplos de Luciano Pinheiro em seu blog. Um excerto:

O viés da confirmação é um conceito muito importante para a (história da) pesquisa cientí­fica, porque o pesquisador precisa basear suas hipóteses na verdade.

E verdade é um modelo de aproximação da realidade, não a realidade em si.

Não há como a ciência encarar a realidade “de frente”. Ela precisa fazer aproximações o tempo todo.

Por exemplo, não se pode dizer que já existiu uma esfera no mundo, porque qualquer esfera construí­da possui imperfeições. O conceito de esfera é o da perfeição. Mas, por aproximação, pode-se chamar as esferas construí­das de esferas.

A implicação disso é de que o conhecimento cientí­fico é aproximado, não uma verdade absoluta.

Casos comuns de erros lógicos (o primeiro é um caso clássico do viés da confirmação):

  • Generalizar tendo como amostra apenas um caso: “O Bolsa famí­lia não funciona porque o João da Esquina pega o dinheiro dele, gasta todo em cachaça e não quer trabalhar”.
  • Acreditar em uma suposta autoridade: “Meu tio disse que este rio é limpo”.
  • Estabelecer relação causal onde não há: “O que você tá fazendo?” “Estou jogando estas migalhas de pão na frente de casa para afugentar os rinocerontes.” “Mas aqui não há rinocerontes.” “Tá vendo como dá certo?”.
  • Confundir (ou misturar) causa e efeito: “Não adianta dar Internet para pobres porque eles não sabem usar”.
  • Acreditar no que “todos” estão dizendo: “Os EUA são uma nação egoí­sta e arrogante”.

Ví­deos

Se o chefe não está olhando ou falta um pouquinho só pro horário de almoço, assista estes dois ví­deos curtinhos:

 

Como combater o VIÉS DA CONFIRMAÇÃO

Vamos lá, acho que já entendeu o bastante.

Robert Pagliarini tem 5 sugestões para amenizar esta situação no seu artigo Five tips do avoid confirmation bias:

1. Contestar o ego

Yes, o viés da confirmação é uma doença do ego. Não gostamos de estar errados e queremos de maneira desesperada que os outros validem nossa posição. Faça como qualquer cientista: procure provas de que está ERRADO! Por que se não conseguir encontrá-las, existem grandes chances de você estar certo, hahaha.

 

2. Buscar discordâncias
Se você é um gestor ditatorial, onde os colaboradores temem discordar, existem muitas chances estar caminhando de maneira cega em direção ao penhasco e ninguém o alertar.

Técnica Análise Base Zero (ops, nem todo mundo já fez meus cursos, sorry)!

Procure seus chapas e questione “— Se estou errado?” em vez de “— Estou certo?”.

Peça nas reuniões que banquem o advogado do Diabo.

opiniao-diferenteQuem assistiu minhas contendas com Fernando Baldin (diretor de operações da Premier TI) e outros colegas do ramo sabe que sou um contestador, seja qual for a posição do meu “adversário”.

Não facilito e me esforço intelectualmente para encontrar argumentos que refutem o do colega. Não para diminuir ou humilhá-lo, mas para ajudar a encontrar pontos fracos em sua teoria.

E isso é bem melhor do que apenas receber aplausos e mais aplausos e, voilà, ninguém me disse que esta centena de celulares que compramos não roda o app “X”, “Y” ou “Z”.

 

3. Faça melhor suas perguntas

Que tal trocar “— Como você acha que me saí­?” (coisa muito comum depois de palestras em congressos) por “— O que você acha que eu poderia ter feito melhor?”.

Aliás, isso que escrevi é bem comum.

Por que as pessoas se sentem inseguras ou, no outro extremo, donas da verdade, raramente me pedem opinião para aperfeiçoar suas apresentações.

E, infelizmente, dado esse viés de confirmação que se saí­ram muito bem, desperdiçam chances de se aprimorarem ainda mais.

 

4. Mantenha seus canais de informação abertos

ptversuspsdbÉ do PT? Assiste apresentações ou falas do PSDB, PMDB, etc. E vice-versa.

Acredita em humanização do atendimento? Ao menos, leia o que os outros estão falando em atendimento automatizado.

Mas pelo amor de Deus, não use esse método para procurar falhas nos outros, hahaha. E sim em você.

 

5. Utilize o Google de maneira mais eficiente

Não pesquise no Google (ou no Bing?) apenas para encontrar artigos que confirmem o seu ponto de vista. Até por que existem 3 bilhões (ou 10 neste instante?) de páginas onde nalguma você encontrará o que deseja.

Ao preencher os parâmetros de sua pesquisa, não seja restritivo como “artigos que provem que educação não tem relação direta com economia”.

Use – educação versus economia” ou algo parecido.

It’s up.

Finalzito

Agora uma coisa é certa e preciso concordar com o Mansur:

Quanto mais educação vocês tiverem junto do Cohen, melhor para a carreira de vocês.

Ah, isso sim! Podem perguntar aos vários alunos que já participaram de meus cursos, tanto presenciais, quanto on-line (EAD).

Meu calendário dos próximos dias está assim:

cohen-em-curso16-julho – Criciúma – Tudo que um gestor de suporte deveria saber – cupom de desconto neste ví­deo

22-agosto – Florianópolis – Formação do Analista de Help Desk e Service Desk – primeira vez que este curso ocorrerá na modalidade aberto, aproveite e mande seus dois ou três profissionais

25-26-27-agosto – São Paulo – Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk – ah, crí¨me de lá crí¨me dos treinamentos Cohenianos

16-17-setembro – São Paulo – Como Organizar um Centro de Suporte Técnico – Dois dias: fast training, big gains.

Feito. Amo vocês, mesmo os que não treinaram comigo ainda!

Abraços e a gente se vê.

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *