Macrodroid — automatiza rotinas no smartphone e aumenta a produtividade

Aplicativo gratuito minimiza nosso trabalho com tarefas rotineiras

Do problema

Sempre que saia de casa eu desligava a rede wi-fi (pro celular não ficar catando outras pela rua e gastando minha bateria tentando se conectar) e ligava o Bluetooth para poder atender ligações diretamente pelo microfone e som do carro.

Na volta para casa a mesma coisa.

Da primeira solução

Então descobri o “OK Google”. Era “OK Google” pra cá, pra lá até conseguir meu intento.

Precisava dar dois comandos e ficar tagarelando com o celular até a conclusão das tarefas.

macrodoid-logo-cDa solução definitiva

Então descobri o Macrodroid.

Ele funciona na base de GATILHOS / AÇí•ES / RESTRIÇí•ES.

As ações mais banais são estas que citei como problema e ensinei a, num pressionar de botão, desligar o wi-fi, ligar o Bluetooth e ainda dizer em volta alta o que fez (com a voz feminina do Google).

Só ele que tem “n” funções mais complexas e possí­veis de combinar.

Por exemplo, para os bocós que esquecem onde deixaram o celular (em silencioso, claro, por que Murphy não perdoa): basta programá-lo para quando receber um SMS com o texto “FINDME”, ele ligue a lanterna, bote o volume no máximo, tirando do silencioso, e grite “— Estou aqui” umas dez vezes. Ou toque uma música escandalosa que até aquela vizinha velha e surda venha xingar na sua porta.

Existem variações e para isso o software disponibiliza macros desenhadas por outros usuários e que podem ser importadas.

Quem for criativo, ainda projetará inúmeras outras já que ele vem com uns 50 gatilhos pré-programados — aplicativo aberto/fechado, chamada encerrada, eventos de calendário, GPS ativado/desligado, ní­vel de bateria, notificação recebida, SMS enviado, etc.—, outras trocentas ações e ainda e restrições (ainda que receba um SMS com “FINDME” não faça nada do programado se eu estiver ao telefone, usando WhatsApp ou coisa parecida).

Caramba, eu acho que vale muuuuito a pena e recomendo. E ele vem em português.

Macrodroid – device automation

Abs

EL CO

PS: E se você trabalha em ambiente corporativo, pense também nas aplicações que poderá realizar se os funcionários recebem dispositivos Android da empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *