O Dilema do Prisioneiro na política, na Lava-Jato e também na economia

O modelo de cooperação e conflito criado em 1950 é usado ainda hoje para tomada de decisões

Introdução

dilema_prisioneiro_cColetei aqui alguns excertos do texto da Wikipedia para facilitar a compreensão:

Dois suspeitos, A e B, são presos pela polí­cia.

A polí­cia tem provas insuficientes para condená-los, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença.

Se ambos ficarem em silêncio, a polí­cia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um.

Se ambos traí­rem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia.

Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro.

A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?

Um quadro para facilitar:

dilema-prisioneiro-quadro-b

Dizem que o sujeito que bolou tal dilema foi Albert Tucker lá em 1950. Ou, pelo menos, transformou-o em um método de estudo de opções.

Crí­ticas

No Portal da Gestão há um texto intitulado O que é a Teoria dos Jogos (infelizmente sem registro de autoria) que apresenta uma ideia de como esse raciocí­nio poderia falhar:

O Dilema do Prisioneiro tem uma falha fundamental: a teoria dos jogos é racional, a realidade não. As empresas que manifestarem interesse na teoria dos jogos tendem a ser indústrias bem reguladas, tais como indústrias de energia, onde há pouca concorrência, ou cartéis (tais como a OPEC na indústria petrolí­fera).

Com um número limitado de jogadores, a jogar com a aceitação das regras, e comportando-se de uma maneira racional, a teoria dos jogos pode fazer sentido para definir quais as melhores jogadas competitivas a fazer.

Momento polí­tico do Brasil

Mas o que estamos vendo hoje no Brasil? Um pouco diferente do Dilema do Prisioneiro, estes “dois” (Dilma e Cunha) podiam se comunicar.

Quem faz o papel de polí­cia é a opinião pública.

Dilma delatou Cunha (apoiou o processo de cassação deste).

Em contrapartida e no mesmo dia, o que esse fez?

bancada_do_pt_c

Lava-Jato?

Os consórcios que se uniram para “mamar” na Petrobras e outros projetos de construção que envolvia dinheiro público assistiram seus diretores serem trancafiados.

A justiça esperou placidamente até que…

Um deles (dos grandões) delatou — o que provavelmente causará em nós, populacho, a impressão de um novo “mar de lama” horroroso, parecido com o de Mariana. Porém, enquanto este último foi uma desgraça de tamanho descomunal, a primeira será uma benção para o paí­s.

folha_camargo-c

E na economia

Caramba, tá cheio de exemplos.

Postos de gasolina (que não fazem parte do cartel) baixam o preço e esculhambam com o oligopólio, pois haverá corrida de consumidores para esse preço em detrimento de outros.

É verdade que nem sempre isso corresponde à realidade — dado que o consumidor pode ser preguiçoso, ou o atendimento noutro posto é melhor, ou mais perto, etc. Mas em tempos de crise, vamos ver, hehehe.

Abrazon

EL CO

PS: Fevereiro volta o curso de GESTÃO DE SERVIÇOS PARA HELP DESK E SERVICE DESK em São Paulo, dias 24, 25, 26 e 27 de fevereiro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *