Artigo número 1.000 tem um presente para você

Meu artigo cientí­fico sobre o Método Sanduí­che

Foi em 06 de outubro de 2006 o primeiro post.

1000

Em outubro o blog completará 9 anos ativo.

1.000 artigos e posts. Uma quantidade acima de 400.000 palavras.

Mais de 1.700 comentários válidos. Se não fossem eles, o blog teria morrido naturalmente. Mas o incentivo e as discussões promovidas ajudaram a me empurrar pra frente e seguir publicando conteúdo para todos os segmentos de suporte técnico.

Meu presente para vocês

OK, o blog faz aniversário e quem ganha é você (que clichê manjado, hahaha).

Mas falando sério, mais sério que cachorro em canoa:

Ao completar a formação do MBA em Gestão de Serviços Compartilhados fui convidado obrigado a escrever um artigo cientí­fico. Isso é bem diferente de escrever no blog, pois o trabalho de conclusão não permite manifestação de opiniões pessoais; aceita apenas anotações cientí­ficas e referendadas por sua origem.

Foda Complicado pra mim que adoro palpitar.

Foram mais de 18 releases, orientado pela Fernanda Dornelles Martins que sofreu muito para domar minha vontade de opinar e me recordava a cada mensagem que eu precisava deixar esse comportamento de fora do texto. E que “— Artigo cientí­fico é artigo cientí­fico e não dá pra comer farinha e assoviar ao mesmo tempo, Roberto!”. Ainda que eu quisesse dissimular, era endireitado.

ser humanoAo contrário da maioria dos meus colegas do MBA que optou por um texto envolvendo melhoria de processo, eu foquei no ser humano. Coincidiu de ver publicada em um blog de grande receptividade na área de suporte técnico uma exaltação que ia contra tudo que eu acreditava.

Depois da minha pós na SBDG em Dinâmica dos Grupos, entendi que é preciso ser franco e direto com os colaboradores. Ser sincero. Educado, mas falar a verdade sem rodeios, pois economiza tempo, dinheiro e paciência dos envolvidos.

Método Sanduí­che para feedback comportamental

sanduicheEscrevi sobre o Método Sanduí­che para dar Feedback.

Tema que já explorei aqui no blog sob o tí­tulo Técnica sanduí­che para feedback – não pague mico. Mas meu artigo no blog era uma mescla de indignação, talento e referências. No TCC deixei os sentimentos de lado e fui atrás apenas das referências.

thumb upEu espero colaborar com todos os gestores que, de uma ou outra forma, se veem necessitados a dar um retorno a um colaborador sobre algo que ele não fez de maneira adequada (sob os olhos da empresa). E que muitas vezes deixa passar, abandonando a chance de colaborar e ajudar o crescimento profissional do mesmo.

No artigo eu explico:

  • O movimento de forte demanda dos CSCs atuais.
  • A necessidade de mão de obra especializada.
  • O preenchimento das vagas com jovens gestores e a natural busca destes na internet de ajuda.
  • Poror que muitos gestores adotam o Método Sanduí­che.
  • Por fim, apresento uma alternativa para ser utilizada.

Cabe destacar, minha nota pela banca foi A (com orgulho) 😛 .

OK, Clique no link e baixe Método Sanduiche para feedback: Reflexões e alternativas.

Assista aos slides da apresentação para a banca aqui (ou visite o SlideShare para baixar a mesma):

Abraços e obrigado por tudo!

El CO

PS: E apareça nos meus cursos para me ajudar a ir para Amsterdã, Jerusalém ou, pelo menos, pra comprar erva-mate pro chimarrão, hehe.

2 comentários em “Artigo número 1.000 tem um presente para você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *