News about ITIL, Gov.UK e Capita

Governo britânico estabelece join-venture com empresa privada para tocar a ITIL

Antes que os tradicionais atiradores de pedra venham me aconselhar que “preciso mais ler sobre isso”, “não sei do que estou falando”, “vá se informar melhor” e coisa e tal, quero dizer que…

Estou lendo artigos e reportando o que concluí­. Se tiverem pontos a colaborar, esclarecer ou até mesmo a refutar o que escrevi, podem usar os campos de comentários nesse artigo para suas observações. Ou até links para outros textos (inclusive os seus).

Da novidade

government sell itil

OK, o que rola é que o governo britânico, que é quem detinha a propriedade intelectual da biblioteca ITIL, fez parceria com uma empresa privada – britânica também -, onde reterá 49% dos lucros (pressuponho) do projeto para retornar aos contribuintes (britânicos, claro) e reinvestir no crescimento dessa parceria. Ou seja, passou 61% que eram seus para a empresa Capita.

Do press release do governo britânico – New deal will market government professional qualifications

Do press release da empresa Capita – Capita to form joint venture business with the Cabinet Office

Na prática, parece-me que o governo passa o bastão para a empresa Capita cuidar dos assuntos de royalties, treinamentos, etc., e o governo reterá apenas parte dos lucros até para não estrangular o negócio. E convenhamos, diante de uma concepção do Libertarismo, é uma excelente ideia. Em vez do governo ficar cuidando de coisas que se tornaram negócios, ele vai cuidar do povo britânico que é o que tem que fazer e ainda faturar algum pila sobre a ITIL.

Das barbas de molho

precaução iconeDaí­ não sou eu (pequenos Davids, segurem suas pedras, rosnem, mas não mordam…), mas um monte de colunistas estrangeiros (não vi até agora um nacional dar palpite sobre o assunto) está preocupado com o fato. Desde os mais habitualmente polêmicos (mas nem por isso menos capazes) como a fera do Itskeptic.org que afirma que a ITIL foi vendida.

Outros mais “equilibrados”, como Stephen Mann – da reconhecida empresa de pesquisas Forrester – que aponta algumas dúvidas (em especial agora que a propriedade intelectual da ITIL passa a ser de 61% da Capita):

  • Aquelas pessoas que colaboravam voluntariamente na criação e atualização da ITIL continuarão fazendo isso? Na faixa?
  • A ITIL passará a ser escrito pela Capita? E o que vai acontecer com os escritores de ITIL?
  • Um dos conjuntos mais importantes de melhores práticas ficará nas mãos de alguns?
  • Vai rolar uma nova versão somente quando houver necessidade de caixa (grana mesmo)? Stephen comenta que não pode ser um cí­nico ao não compreender que as coisas agora vão se mexer em função da grana, ROI, etc., independente se isso for bom para a comunidade ITIL ou não.
  • Stephen acha que os clientes de ITIL não vão se importar com isso.
  • Aqueles que são obcecados por ITIL continuarão assim, independente dessa mudança.
  • Aqueles que não usam ITIL e perdem a chance de entregar melhores serviços ao negócio continuarão na mesma.

E o elefante cor-de-rosa?

pink elephantAh, e o David Ratcliffe, ninguém menos que o presidente da poderosa Pink Elephant, uma das maiores divulgadoras da ITIL no mundo?

Leia o artigo No change? No, change! onde ele, na minha opinião, ficou em cima do muro. Também não é bobo.

Concorrência desleal?

Capita faz outsourcing de TI.

Será que colaboradores do ITIL como HP e IBM vão gostar de apoiar um produto (ITIL) que pertence a um competidor?

Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu…

Banho-maria

waitingEstá todo mundo nessa situação, pois o acordo é recente – estamos falando de algo que foi anunciado em abril.

Uma das coisas que me parecia muito estranha era um organismo governamental ter que coordenar um projeto que beneficiava centenas de milhares de empresas por todo o mundo. Por que vai gente nisso, esforço, etc. Agora, é só faturar sobre a propriedade intelectual e cuidar do povo.

Como a Capita vai navegar nesse mar de expectativas? Até por que em vários blogs que li, sua imagem não é lá algo muito sólida.

E o impacto para nós no Brasil?

Acho que em curto prazo nenhum. A médio, dependerá do comportamento e orientação que os grandes players passarão a adotar. Fique de olho.

Abraços e não se esqueça de conferir  meus cursos, hehe: www.4hd.com.br/calendario

agressive iconEL Cohen

PS: Esse artigo foi escrito em meia-hora, por isso – só agora no final – eu afirmo: pode jogar pedras, hahaha.

 

1 comentário em “News about ITIL, Gov.UK e Capita”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *