A computação nas nuvens acabou?

Novidades sobre coleta generalizada de informações pela NSA

Eu confesso não estar muito bem informado sobre o tema.

O que é excelente, pois estou como todo mundo:

Um tanto assustado com essa onda de “pegar dados sem pedir”. É aquele ditado: “– Vendo a barba do vizinho arder, ponha a sua de molho“. (Vem daí­ a expressão “Colocar as barbas de molho” quando alguém quer demonstrar desconfiança ou precaução).

PRISM

prismO babado do assunto é que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) anda se virando desesperadamente para evitar novos terremotos à sua imagem. Coisas como não se antecipar ao ataque às Torres Gêmeas, ao recente ataque em Boston por dois irmãos que detonaram panelas cheias de explosivos no final da maratona e assim vai.

E partiu agora (ou já faz muito tempo, dependendo da sua fé em teorias conspiratórias) a vasculhar a internet (e os servidores) atrás de chances de identificar possí­veis novos ataques.

E claro, toda vez que uma teoria conspiratória se instala (sem ou com razão), fica todo mundo apreensivo.

GIZMODO escreveu um artigo interessante em:

O envolvimento das empresas de tecnologia no PRISM, o programa de espionagem dos EUA

E um excerto do texto é bem legal (sobre Facebook, Google e outros sites darem uma canja para a NSA):

Então talvez as empresas não dessem acesso direto ao governo, mas estariam facilitando o trabalho do governo americano. É como se eu dissesse que não estou envolvido no roubo da minha casa, mas desse a chave aos ladrões para o depósito onde estão minhas coisas. Eu não os deixei entrar em casa, mas eles roubaram minhas coisas.

Tribunal de Justiça do RS

tjrs

Quando trabalhei na Corregedoria-Geral desse organismo, o desembargador-chefe disse que desejava tirar os dados de dentro da Procergs (empresa que presta serviços de TI para todas as entidades governamentais do Estado do RS) por que muitos deles eram sigilosos, como: quantidade de sentenças proferidas pelos juí­zes, quem estava sendo investigado, etc. Montou um supermicro (expressão da época) dentro da Corregedoria.

E como conhecia muito bem o ser humano, sabia que mesmo existindo dezenas de proteções de segurança, sempre um boi-corneta poderia ter acesso às informações por ser programador ou possuir uma senha especial. Assim, trazendo para dentro da Corregedoria ele, pelo menos, diminuí­a a quantidade de bois-corneta (gostei da expressão que significa gente que se mete onde não devia) com acesso a tais dados.

A história é cí­clica

Nos últimos tempos aconteceu uma corrida em massa para computação nas nuvens. Menos infraestrutura, facilidade de contratar novos serviços, muitas opções etc. Porém, como sempre acontece, agora talvez venha uma nova onda na contramão dessa corrente. O que, aliás, poderá movimentar nossa economia de TI.

repetitive history

Já escrevi sobre isso em A computação nas nuvens está morrendo (desde que nasceu). Queria poder dizer que sou apartidário nesse assunto, mas seria difí­cil. Posso, talvez, dizer que gostaria de ser apartidário.

Do curso da semana que vem

Olha só…

Se mexam, ainda existem algumas vagas disponí­veis para o curso de Gestão de Suporte para Empresas de Tecnologia que acontece na semana que vem em São Paulo.

Chorem desconto com Eduardo, parcelamento, fiquem em casa de tia (se forem de outros estados ou cidades), mas não deixem de participar, pois existem temas novos: KCS e autoatendimento.

Vejam como isso pode trazer benefí­cios (ou prejuí­zos) para sua empresa, quais são as “pegadinhas” por trás da metodologia KCS e muito mais.

www.4hd.com.br/calendario

See you, bros and sis.

EL CO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *