HDI 2013 – noite de abertura

Segue o primeiro relato sobre a Conferência HDI 2013

Como todos os profissionais de suporte técnico devem saber, em maio acontece em São Paulo a Conferência e Exposição HDI.

É algo como o Salão do Automóvel é para os aficionados (pois é, aficcionados com dois cês não existe mais) e profissionais de 4 rodas. Ou a Feira e Fórum Hospitalar que também acontece em maio. Vem gente da área de saúde de tudo quanto é canto da América Latina. E também acontece em São Paulo.

hdi 2013

Comer o mingau pelas beiradas

O HDI team resolveu adotar uma tática esperta. Será que daria certo 3 dias de congresso? Na dúvida, o pessoal optou por incluir apenas uma noite a mais. A Fusion (mistura de itSMF & HDI) nos EUA já é de quatro dias. Aumentar para 3 dias, significa morder um pouco mais no bolso dos congressistas e/ou patrocinadores.

De qualquer maneira, a coisa toda começou na quarta-feira à noite. Com três momentos distintos, a partir das 19:00, os quais descrevo abaixo.

Claro, importante registrar que a presença maciça teve especial ajuda pelo fato do evento MEFOS & Quaizer ter acontecido naquele mesmo dia, o que colaborou para arrastar ainda mais gente para São Paulo e, de quebra, para a noitada do HDI 2013.

Maior estudo de suporte tem a mostrar

Perdi a apresentação.

Fiquei fazendo networking, abraçando amigos que não via há tempos e, ploft, já era.

Entrega de certificações

Momento enfadonho.

Claro, não para os que ganharam a certificação. Nem para mim se eu ganhasse, hehe.

Obviamente, o HDI põe a galera lá em cima, faz aquele auê todo pra ver se motiva mais empresas a batalhar o selo de “Você é bom”.

Faz parte do jogo e da luta pela sobrevivência e market share e blá blá blá… Em especial para quem dirige empresas de tecnologia que podem lucrar com isso numa espécie de diferenciação em relação às concorrentes.

Palestra do ministro do Tribunal de Contas da União

Juro que ia embora por que não estava a fim de assistir a um ato polí­tico do HDI com o governo federal.

Mas bah, se vou embora perco uma das melhores palestras do evento. Sério mesmo.

tcuEsperava um imbróglio sonolento e o que assisti foi uma palestra vigorosa, um reconhecimento dos pecados na área da contratação pública – apesar de quê, o TCU mais fiscaliza do que contrata -, e uma exuberante visão profissional e de boa qualidade administrativa do erário público. Inclusive tomando as rédeas da ação.

Geralmente todo mundo reclama, mas ninguém sai à frente mostrando como deveria ser, com medo de levar pedradas de todo mundo.  Não foi o caso do TCU.

O que me chamou mais a atenção foi o fato de citar que as empresas públicas contratavam por hora, o que era uma piada, pois quanto mais demorado o serviços, mais as empresas contratadas ganhavam, segundo comentário do próprio ministro (ele não usou a expressão piada). Agora o que se exige é o resultado final.

Em off, depois da palestra, fui conversar com o ministro Augusto Sherman Cavalcanti sobre um aspecto que me chamou atenção: em um dos slides, registrava que deveria existir um planejamento institucional do órgão público que contemplasse a TI.

E citei uma vivência pessoal:

Num tribunal do trabalho assumiu um presidente que não queria mais advogados encostando a barriga no balcão do cartório para saber como andavam seus processos. Investiu ao máximo na TI. Criou novos cargos, comprou computadores etc. Só que o próximo presidente resolveu investir na judicância, buscando aumentar a quantidade de sentenças proferidas. E a TI ficou em segundo plano.

“- E aí­, ministro?”, perguntei.

Ele respondeu: “- Pois é, a gente faz o que pode.”

Speaker do evento

Opa, o HDI acertou o passo. Excelente a nova apresentadora. Desenvoltura, capacidade de improviso, excelente voz. Muy diferente da do ano passado. Foi dez.

Abraços!

EL Cohen

PS: Continua em HDI 2013 – manhã do segundo dia

3 comentários em “HDI 2013 – noite de abertura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *