A computação nas nuvens está morrendo (desde que nasceu)

A história dá voltas e se você nada faz, logo estará na moda novamente

Recuperação histórica

Todo mundo sabe (ou deveria saber) que na Grécia Antiga o homossexualismo era permitido. Não havia problemas morais – como existem hoje – em um homem transar com outro.

Yeah, alguns podem achar desconfortável tal ideia, até por que durante muito tempo as instituições vigentes, entre elas, a Igreja Católica bateram firme nesse assunto pelos mais variados motivos e agora retomar a liberdade individual demora.

Acontece uma gradual abertura para isso, onde nossa sociedade já aceita casamentos entre pessoas de mesmo gênero, passear de mãos dadas na av. Paulista, realizar megapasseatas na mesma avenida.

A cidade São Paulo, não sei por que, está bem adiantada nisso… E olha que com nome de santo era de se esperar o contrário. Ou não.

Computação nas nuvens

Momento 1

Recuperando nossa informática antiga para os mais novos…

Vimos surgir os birôs de processamento de dados. O sujeito entregava documentos que eram digitados numa empresa terceira (era caro cada uma manter seu próprio computador) e retornavam listagens na manhã seguinte. Espertamente, os donos de birôs logo em seguida colocaram terminais “burros” à disposição dos clientes. Esperto por que não precisavam mais pagar digitadores; era o próprio cliente quem fazia isso.

Momento 2

Então a Microsoft e IBM apareceram com o Personal Computer e o DOS/Windows (e a Apple logo depois).

Todo o poder de computação nas mãos dos usuários-finais. Planilhas germinavam feito formigas em cada canto do disco rí­gido.

Mais: o ambiente Client/Server surgiu para se aproveitar da potencialidade de processamento de cada estação, usando as redes internas para acelerar a velocidade de acesso aos dados e outras facilidades.

Momento 3

Mudou o jogo…

A coisa estava ficando uma zona e havia muito desperdí­cio em cada estação. Chegou a computação nas nuvens. Tudo num lugar só. Como na época dos birôs.

E claro, o usuário digitando os dados, hahaha. Nada de instalar e manter aplicações no computador, apenas um browser seria o suficiente. Economia de infraestrutura e outras vantagens.

Momento 4

Está acordado? Está olhando para os lados? Identifica das tendências? Tio Cohen ajuda.

Já visitou o Google Play, a lojinha de aplicativos para Android da Google? Agora, você baixa um aplicativo e instala no seu smartphone, aproveitando todo o potencial dele.

Ninguém quer usar browser no seu Galaxy, iPhone ou tablet. Não faz sentido. Além de depender das péssimas operadoras de telefonia celular.

Até os serviços de táxi, antes duramente criticados, possuem um celular com aplicativo próprio que informa localização via GPS, se está ocupado ou livre, quanto tempo durou a corrida etc.

Claro, mudou a camada de transporte: o que era uma rede interna passou a ser uma rede de telefonia celular (ou Wifi, dependendo de onde você estiver).

Você pode falar que não é bem assim, não é bem assado. Mas o conceito é o mesmo.

Mas… Desde que nascemos, já começamos a morrer.

E a computação nas nuvens, idem.

Smack

EL CO

2 comentários em “A computação nas nuvens está morrendo (desde que nasceu)”

  1. Cohen bom dia,
    confesso que já discordei de uma grande gama de seus artigos e opiniôes neste e em outros locais ( inclusive no livro de Help Desk )
    mas tenho que concordar, trabalho com TI (Suporte e Redes) a bastante tempo e tenho acompanhado a corrida por vezes maluca de algumas empresas, meios de comunicação e demais no tocante a consolidação da computação em nuvem como realidade para nosso cenário atual, promovento convergência, mobilidade e segurança.
    confesso que não acredito nesta “tendência” se é que assim podemos chamá-la.
    Os fatores são os mais diversos, tais como qualidade de conexão, sistemas legados, cultura profissional e por aí vai…….

  2. Salve, Alex.

    Antes de tudo, que bom não concordas comigo em vários aspectos. Seria muito bom nos encontrarmos e conversar. De preferência, com cerveja pra alegrar os ânimos.

    Olhe, isso é um ciclo. Não tem como chegar ou voltar sem passar pelo atual. Até por que gera dinheiro pra muita gente, hahaha.

    Abrazon

    EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *