UNISUL, Atendimento Nota 10 e os feijões mágicos

A MAIOR universidade de Santa Catarina investe firmemente na sua área de TI para promover um ensino moderno

Semana passada passei quatro dias proporcionando aprendizado a diferentes turmas de profissionais na Unisul. Voltei entusiasmado e embasbacado. Por que a organização educacional investe firmemente em sua área de TI.

Pra quem não sabe, a maioria das universidades de médio a grande porte enfrenta um impasse e um baita problema polí­tico.

Na medida em que foram crescendo, cada instituto contratava um técnico de informática para colaborar nas suas atividades de microinformática. Pequenos feudos se formaram na medida em que cada vez mais o uso da tecnologia crescia e novas demandas surgiam.

E apareceu um dilema: os diretores dos institutos (administração, economia, psicologia etc.) não querem mais cuidar da parte tecnológica. Isso não é o enfoque deles, claro. Porém, existe o medo de abrir mão de seus técnicos próprios para o setor de TI da universidade e começar a perceber que agora dependem de terceiros para agilizar suas atividades.

É uma situação bem complexa, pois hoje seus técnicos trabalham “por conta”, adotando padrões próprios. O que gera uma pequena bagunça (imagine cada setor escolhendo seu próprio sistema antiví­rus). Por outro lado, se  TI impor sua presença, pois poderá não atender as expectativas dos institutos.

Os feijões mágicos

Lembram-se do conto de fadas onde o principal personagem, Joãozinho, foi à feira e vendeu sua vaca por alguns feijões mágicos?

Pois a parte dos feijões crescendo rapidamente me parece muito real na Unisul. De uma hora para outra (na minha visão, claro), está acontecendo um progresso vertiginoso na organização da tecnologia na universidade.

Há pouco mais de três meses a TI da Unisul vem resolvendo o dilema problemático identificado acima.

Obtiveram a concordância dos diretores. Primeiro passo e importante aspecto polí­tico.

Contrataram a consultoria da Rhino Consulting. Isso ajuda a acelerar e alavancar o desenho dos processos, documentação e fluxo de informações.

Promoveram uma parceria com a IBM e passaram a ser os primeiros usuários de mainframe IBM System Z em Santa Catarina. Afinal, tudo caminha para as nuvens mesmo (captou outra analogia com o pé de feijão mágico, hehe?), nada como utilizar um ambiente consagrado e que espelha (termo técnico) de tudo.

Um enfoque dedicado no treinamento e capacitação dos técnicos para atendimento. Pois nos quatro eventos do meu curso havia pessoas de todas as áreas, de telefonia a DBAs. Ou seja, não apenas “os escolhidos”. É todo mundo. Todos precisam atender bem aos seus usuários que são, nada menos, do que algo próximo a 37.000 alunos.

Yeah, você leu bem: TRINTA E SETE MIL ALUNOS.

Foco na didática

A ideia da universidade é preparar-se bem em termos de infraestrutura para partir rumo ao que realmente importa: a educação integrada com tecnologia. E foi o que percebi em minha estada. Num almoço dentro do centro de convivências, acabei conhecendo o secretário-executivo da universidade, Fabian Martins de Castro. E também o reitor Ailton Soares e o vice-reitor, Sebastião Salésio.

E como lí­deres que são, repetiam firmemente a cada contato essa ideia.

Do Atendimento Nota 10

Bem, os quatro aprendizados correram normalmente. Foi muito bom comparecer no campus de Palhoça e depois em Tubarão para compartilhar conhecimento e provocar aprendizado entre os presentes. Foram 45 profissionais imbuí­dos na busca do aperfeiçoamento.

Foram registrados vários elogios ao curso (hehehe, leia alguns):

  • Evento Nota 10! Interativo! Dinâmico!
  • Estimula o participante a refletir sobre os temas abordados, com suas dinâmicas e atividades.
  • Ótima didática, uma maneira boa de deixar todo o pessoal atento ao curso e com vontade de participar.
  • Ousado na abordagem.
  • Provocativo na medida certa.
  • Dinâmica de grupo; ví­deos que ajudam a entender o conteúdo.
  • Esse treinamento deu ótimas dicas sobre como podemos melhorar nosso atendimento.
  • A metodologia utilizada é ótima. A união de atividades práticas com teoria na dose certa.
  • A forma como o treinamento é realizado e muito boa, não sendo cansativo em nenhum momento. Consegue prender nossa atenção e nos fazer refletir sobre os assuntos.

Não posso deixar de elogiar a participação do gerente do projeto Miguel Garcia Junior e do gestor de TI, Rodrigo Santana. Eles favoreceram minha ida até a Unisul e realizam esforços para gerar essa mudança na universidade.

(Eu, Rodrigo e Miguel)

Prevejo um baaaaita trabalho na mudança cultural dentro da universidade. Mas também um sucesso í­mpar no Brasil, pois não estão catequizados por uma religião de “tem que ser assim” ou alguma metodologia,  são ponderados e dotados de bom-senso.

Sucesso, brothers. Torço aqui dos pampas que as coisas aconteçam dentro do previsto e que o trabalho e empenho de todos se converta naquilo que desejam!

Um forte abraço,

EL Cohen

Algumas fotos:

1 comentário em “UNISUL, Atendimento Nota 10 e os feijões mágicos”

  1. Cohen, foi muito bom tê-lo conosco, nossa luta será árdua, porém compensadora. Saiba que contribuíste muito para nosso crescimento e para a amplitude de nossa visão. Serás sempre muito bem vindo a Unisul. Grande abraço.

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