5 razões por que as iniciativas de TI falham

A ferramenta não funciona direito…” Kkkk…

Encontrei um artigo de David Mainville no site CIO Update datado de 14 de julho de 2011.

Chama-se (em inglês, claro), The 5 Key Reasons Why IT Initiatives Fail.

Segundo ele, elas são comuns ao ser humano e não especí­ficas somente a TI, mas segue a sua lista, obviamente permeada por comentários Cohenianos. Para ler o original, siga o hyperlink acima.

Falta de planejamento – Ninguém consegue construir uma casa sem uma planta. A dúvida do David é por que muitas áreas de TI iniciam projetos sem uma devida organização. Segundo ele, o plano deve endereçar aspectos como conscientização, mudança organizacional, desenvolvimento do processo, seleção de ferramentas, treinamento dos funcionários etc.

Expectativas não realistas – As áreas de TI pensam que conseguirão implementar 12 processos (do ITIL?!) em 12 meses. Katzo, há um tempo enorme desperdiçado em reuniões, feriados, pânicos de última hora, festas etc. que nunca é contabilizado. Definir entradas, saí­das, responsabilidades, papéis, atividades, tarefas, métricas etc. etc. etc. é algo que leva tempo para planejar, maturar etc.

Ceticismo – “- Quantas vezes já tentamos isso antes?” Quantas vezes tentaram implementar a base de conhecimento, o catálogo de serviços etc. e não deu certo? “Por que funcionará agora?” Falta de suporte na maioria dos ní­veis da organização sabotam as iniciativas. Faça o barco navegar, my brother.

Exigências medí­ocres – “Já que a ferramenta é baseada em ITIL e nós usamos ITIL também, então não precisamos mudar coisa alguma.” Segundo David, nas empresas pequenas até vai, mas nas maiores isso é inviável e está bem longe da realidade. Falta de requisitos básicos acarretam uma implementação ruim de uma ferramenta de ITSM.

Não fazer o trabalho pesado – Projetar um processo é uma coisa, garantir que as pessoas o adotaram é outra. Um gerenciamento de incidentes, por exemplo. Para ele ser efetivo o povo precisa entrar corretamente com os dados, classificar os incidentes, escalar o que for necessário etc. As métricas precisam existir e ações corretivas são necessárias quando for o caso.

See you, brothers and sisters.

Abrazon

EL Cohen

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *