itSMF-BR – Monteiro se manifesta

Novo presidente da entidade apresenta planos e ideias para o futuro no Brasil

O time do Baguete é admirável.

Novamente, corre atrás da notí­cia e expõe para seus leitores as expectativas do futuro:

itSMF Brasil volta a rodar

A crí­tica situação já vinha sendo discutida aqui no blog, sendo o último registro intitulado:

ITSMF-br – Rei morto, rei posto!

Cesar Monteiro indica:

  • Teremos novo evento em março de 2011 para reapresentar o itSMF-BR ao mundo
  • A entidade já teve 700 associados
  • Existem hoje, 40.000 certificados no Brasil. E apenas 400 Masters (quanta oportunidade, hein?)
  • itSMF-BR quer se espalhar pelo paí­s, em minifóruns
  • Conversou com big players fornecedores de soluções e dois já disseram que apoiam eventos no Brasil (isso sempre foi sabido que IBM, Sun e outras mega companies tem muita grana para isso. O problema era investir e ver o dinheiro sumir, haha).
  • Por último, Cesar se diz disposto a uma aproximação com o HDI Brasil, nos moldes do exterior. Aliás, ressaltou que nos últimos três eventos do HDI nacional, ele participou como palestrante.

Minhas observações preliminares

1) Que bom ver o itSMF-BR de volta.
Se realizarmos uma singela analogia de entidades com shoppings, veremos que o HDI Brasil era nosso único shopping nacional. Existem problemas em relação a isso, e um deles é o monopólio de interesses (vamos falar somente de um tema, por exemplo).

Obviamente e já ressaltei, era o único shopping por competência própria, por que se organizou e se manteve mesmo durante os momentos de crise. Lembro bem que as mochilas do congresso foram substituí­das criativamente por sacolas para redução de custos. E garantia de execução do evento.

Porém, agora teremos dois shoppings para visitar. E as promoções vêm aí­.

2) Não sou tão otimista como o César.
O trabalho de recuperação da imagem da entidade exigirá muito esforço. Instalações fí­sicas, funcionários, orçamento para isso etc. E principalmente de credibilidade. E mais: o César é diretor de uma empresa de treinamento. Quais serão as suposições do mercado em relação a isso, vendo que o presidente da entidade tem também essa ação?

Obviamente, cabe destacar que ele abraçou o abacaxi de recuperar a entidade. E isso é louvável.

3) Integração HDI Brasil e itSMF-BR
Hummm…

Se realmente se unirem, dançamos todos. Vou torcer contra.

É notório que no exterior, ambos se reuniram para construir o “Service Management Conference” em parceria. Cada um faz suas palestras, mas compartilham a estrutura.

Mas leiam o comentário aqui no blog do João Galdino e terão uma boa explicação para isso:

Cohen,

Estive no itSMF Fusion10, congresso do itSMF americano que aconteceu na semana passada, onde foi anunciada a fusão das duas conferências para os próximos 2 anos.

Conversando com alguns conhecidos do Exin da Holanda e da BCS da Inglaterra que sempre comparecem a esse evento, o que acontece nos EUA é que com a crise, todas as conferências reduziram de tamanho (treinamentos são um dos primeiros afetados em épocas de vacas magras). A tentativa deles é unir conferências que possuem áreas de interesse que se complementam (e em alguns casos se sobrepõem) para que elas aumentem não só em número de participantes, mas também em qualidade de apresentações, já que se haverá uma única conferência, o ní­vel dos trabalhos apresentados tende a melhorar também.

É esperar e ver se vai funcionar como imaginaram. Eu acho que será um bom evento para comparecer e ver o que o pessoal dos EUA faz e que poderí­amos adaptar e adotar por aqui.

Um forte abraço

João Galdino

Ou seja: o que motivou a união no exterior foi a crise. Mas no Brasil, essa crise quase não existe. As coisas vão bem (diz nosso ainda presidente Lula).  Porém, a situação do itSMF-BR parece carece de um apoio, ainda que polí­tico para voltar à cena.

Aparentemente, a turma do HDI Brasil está dividida nessa questão. E eu também estaria, hahaha, se eu estivesse no lugar deles.

Oh, yeah.

Vamos ver que sai dessa salada.

Abração e uma semana tri legal para vocês.

EL Cohen

5 comentários em “itSMF-BR – Monteiro se manifesta”

  1. Oi Roberto, bom dia! Estou lendo seu livro sobre implantação de help desk. Tem algum e-mail que eu possa enviar uma dúvida para você? Muito obrigado!

  2. Acho que temos que dar crédito, afinal é um recomeço!! 🙂
    Mas olhe que não será fácil. É o famoso caso de termos somente 1 chance de causar a primeira boa impressão. Vamos ver como ITSMF se sai!!
    Estou dando o meu maior apoio!!!
    Abraços,
     

  3. Completando a nova diretoria:
    Sílvio Chelli – InfoServer
    Vera Vaitekunas – Telefonica Empresas
    Oscar Delgado – Halógica Dominion
    Carlos Sacco – Sacco SOftware
    Sérgio Rubinato – EMC
     
     
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *